ENSINO DE LÍNGUA INDÍGENA WAPICHANA EM CLASSES MULTILÍNGUES EM TRÊS ESCOLAS INDÍGENAS EM RORAIMA

Authors

  • Geisel Bento Julião
  • Carmelia Manduca Nicácio

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7749

Abstract

A pesquisa teve como objetivos norteadores verificar se ocorre no processo de ensinar, interface com a cultura indígena; identificar como é organizado o ensino de língua indígena na escola e descrever as metodologias utilizadas pelos professores de Língua Wapichana em três escolas indígenas em Roraima. O método utilizado foi pesquisa de campo de natureza qualitativa, cuja base teórica está focada em Teixeira (2004), Ferreira (1992), Grupioni (2008), Almeida Filho (2002), Santos (2006), Julião (2011, 2017), entre outros. Formam a fundamentação legal a Constituição Federal, Lei 6.001, de 1973 - Estatuto do Índio, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI, 1998) e a LDB e outros instrumentos que nos ajudaram a compreender os fundamentos da educação escolar indígena e de seu currículo. Concluiu-se que das escolas pesquisadas, duas organizam o ensino de Língua Indígena por níveis de conhecimento e fluência na Língua e uma escola organiza-o por série/ano. Os professores constroem diferentes planos de aula, de acordo com o nível de conhecimento e fluência de seus estudantes e utilizam diferenciadas metodologias de ensino em sala de aula, de acordo com o nível de cada turma.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Geisel Bento Julião
    Indígena do Povo Wapichana, Doutor em Educação: Currículo (PUC-SP). Professor formador da Gerência de Formação dos Profissionais da Educação Indígena (GFPEI/CEFORR/SEED-RR)
  • Carmelia Manduca Nicácio
    Graduada em Licenciatura Intercultural com habilitação Ciências Sociais (UFRR), Especialista em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística (UERR) e mestranda em Educação (PPGE/UERR/IFRR). Professora formadora da Gerência de Formação dos Profissionais da Educação Indígena (GFPEI/CEFORR/SEED-RR)

Published

2021-10-29

How to Cite

ENSINO DE LÍNGUA INDÍGENA WAPICHANA EM CLASSES MULTILÍNGUES EM TRÊS ESCOLAS INDÍGENAS EM RORAIMA. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 14(37). https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7749