IMAGENS, SENSAÇÕES E MOVÊNCIAS – A CONSTRUÇÃO ERÓTICA DE MEMÓRIA CORPORAL, DE ROBERTO PONTES
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i42.10651Palabras clave:
erotismo, sensações, poesia, Roberto PontesResumen
O artigo investiga a construção do erotismo de Memória Corporal (1982), livro de Roberto Pontes, a partir do uso de metáforas que se relacionam fortemente com a provocação dos cinco sentidos da percepção humana: toques, odores, sons, sabores e cores. Entendendo o erotismo como aquilo que afeta e provoca a alma através de formas visíveis, de acordo com a perspectiva de Octávio Paz (1994), este trabalho vai buscar também em Aristóteles (2006) e Étienne de Condillac (1984) a reflexão crítica em torno das sensações. A obra faz-se, desta maneira, mais que um livro de poesia erótica, um livro das sensibilidades.
Descargas
Referencias
ARISTÓTELES. De anima. São Paulo: Editora 34, 2006.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.
CONDILLAC, Étienne Bonnot de. “Resumo Selecionado do Tratado das Sensações”. In: Os pensadores. São Paulo: Abril, 1984, p. 45 – 59.
DORRA, Raúl. “Notas Para Pensar el Erotismo”. In: Elementos. Ciencia y Cultura, Puebla – Mx, n. 75, p. 13 – 25, 2009. Disponível em: https://elementos.buap.mx/directus/storage/uploads/00000002165.pdf Acesso 01 mar 2022.
HOUAISS, Antônio. VILLAR, Mauro de Sales. Míni Houaiss Dicionário de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
PAZ, Octavio. A Dupla Chama. Amor e Erotismo. São Paulo: Siciliano, 1994.
PONTES, Roberto. Memória corporal. Rio de Janeiro: Edições Antares; Fortaleza: Secretaria de Educação e Cultura do Município de Fortaleza, 1982.
SILVA, Fernanda Maria Diniz da. Mentalidade e residualidade em Memória Corporal, de Roberto Pontes. 2007. Dissertação – Centro de Humanidades/ Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais