SEMIÓTICA DA TEMPORALIZAÇÃO:

ANÁLISE DA CENA DO BARCO EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO (1991) DE JOSÉ SARAMAGO

Autores/as

  • Ricardo Loiola Vieira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13386

Palabras clave:

Temporalização, Texto literário, Saramago, Semiótica.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo desvelar os eixos da dimensão temporal que ocorrem na cena do barco no romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo (2017 [1991]), de José Saramago. Para tanto, utiliza-se, como método analítico, a teoria semiótica discursiva e as problematizações oferecidas em relação à temporalização por Aristóteles (2006), Agostinho (1999) e Benveniste (1989). Tendo como base metodológica as proposições do Dicionário de Semiótica I (2021), de Greimas e Courtés, acerca das constituintes da temporalização discursiva, foram escolhidos três valores a este respeito, os quais serão utilizados para discutir, primeiro, como os elementos narrativos e discursivos contribuem para a construção da programação temporal; segundo, como a localização temporal, dada no capítulo escolhido, é sincopada pela recção da subjetividade sobre a objetividade; e terceiro, relacionar os resultados encontrados com os temas mais amplos do romance, como a humanização de Jesus, o questionamento do divino e a condição existencial humana, para, então, discutir a aspectualização do(s) tempo(s) narrado(s). Com esta reflexão, espera-se explicitar o modo pelo qual a temporalização influencia na valoração das ideias concernentes a um texto literário.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ricardo Loiola Vieira, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutorando em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo/USP (2024-2028); mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2021-2023); pós-graduado em Língua Portuguesa e Literatura (2019-2021) e graduado em Letras: Licenciatura e Bacharelado (Português/Inglês) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/MACKENZIE (2012-2016). Realizou (presencialmente) estudos no curso de Fundamentos Acadêmicos pela Universidade de Toronto/UOFT, Canadá (2017). Possui larga experiência como docente (mais de 10 anos), além de ser atuante, como pesquisador em Linguística, a partir da Semiótica Greimasiana. Faz parte, também, do grupo de estudos e pesquisas LAbOrino (Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos) da USP. 

Referencias

AGOSTINHO. Confissões. Tradução de J. Oliveira Santos e A. Ambrósio de Pina. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

ARISTÓTELES. Física. Tradução de Giovanni Reale. São Paulo: Edipro, 2006. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1999.

BARROS, Diana. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3. ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Tradução de Eduardo Guimarães et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989.

BERTRAND, Denis. Caminhos de semiótica literária. Bauru: EDUSC, 2003a.

BERTRAND, Denis. Narratividade e discursividade: pontos de referência e problemáticas. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, v. 30, n. 19, p. 9–50, 2003b. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2003.65567.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém – Nova edição, revista e ampliada. 5. imp. São Paulo: Paulus, 2008.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

GREIMAS, Algirdas; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2021 [1979].

SARAMAGO, José. O Evangelho segundo Jesus Cristo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017 [1991].

Publicado

2025-09-12

Número

Sección

Artigos Estudos Linguísticos

Cómo citar

Loiola Vieira, R. (2025). SEMIÓTICA DA TEMPORALIZAÇÃO:: ANÁLISE DA CENA DO BARCO EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO (1991) DE JOSÉ SARAMAGO. Revista De Letras Norte@mentos, 18(54), 299-312. https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13386