RESISTÊNCIA E REEXISTÊNCIA

A LÍNGUA E A CULTURA KRAHÔ-KANELA COMO PATRIMÔNIO VIVO

Auteurs

  • Nidia Ferraz Lopes UNEMAT

DOI :

https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.14359

Mots-clés :

Línguas indígenas, resistência cultural, Educação intercultural, Revitalização linguística

Résumé

O livro Nosso Krĩ Catàmjê: História de Resistência e o Resgate da Língua e da Cultura Krahô-Kanela, organizado por Francisco Edvirges Albuquerque, Robbergson Andrade Duarte, Wagner Katamy Krahô-Kanela e Marcus Vinícius Aniszewski e Silva, representa um marco contemporâneo no movimento de revitalização linguística e cultural dos povos indígenas no Brasil. Fruto de uma produção coletiva que alia a experiência acadêmica à voz da comunidade Krahô-Kanela, a obra se destaca pela profundidade com que articula memória, identidade e ensino. Esta resenha busca evidenciar a relevância do livro não apenas como registro histórico, mas como instrumento pedagógico e político, fundamental para a consolidação da educação intercultural e o fortalecimento das línguas originárias. O livro organiza-se em quatro partes, história, aspectos culturais, alfabeto ilustrado e glossário bilíngue, apresentando um panorama completo sobre a trajetória do povo Krahô-Kanela e suas estratégias de resistência linguística e cultural. A iniciativa demonstra que a revitalização da língua ultrapassa os limites da escola, tornando-se uma ação de reexistência coletiva que reafirma o protagonismo indígena e o papel da universidade como mediadora de saberes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Nidia Ferraz Lopes, UNEMAT

    Possui graduação em História e em Artes Visuais, Mestrado em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e é doutoranda em Letras pela mesma instituição, na linha de pesquisa "Práticas de Linguagem e Sociedade".

Références

ALBUQUERQUE, Francisco Edvirges et al. Nosso Krĩ Catàmjê: História de resistência e o resgate da língua e da cultura Krahô-Kanela. Araguaína: UFNT, 2025.

Téléchargements

Publiée

2026-01-31

Comment citer

Lopes, N. F. (2026). RESISTÊNCIA E REEXISTÊNCIA: A LÍNGUA E A CULTURA KRAHÔ-KANELA COMO PATRIMÔNIO VIVO. Revista De Letras Norte@mentos, 19(56), 519-526. https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.14359