EFEITOS DE SENTIDO DA INSTITUIÇÃO ESCOLA NA (RE)CONSTRUÇÃO DE TIMOR-LESTE

Autores/as

  • Ewerton Rezer GINDRI

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6889

Resumen

Durante a história de uma língua em determinado espaço de enunciação ocorrem fenômenos únicos, fatos que não irão se repetir em outro lugar, pois para cada espaço haverá uma historicidade, uma história diferente, já que a história anseia por ser interpretada. Dessa forma é que em Análise de Discurso temos uma memória que faz de cada língua única. É também por isso que podemos falar em uma língua brasileira, pois no Brasil o idioma de Camões revestiu-se de sentidos nossos, brasileiros. Partindo desse ponto, e tomando a Análise de Discurso de linha Francesa, é que queremos nesse texto observar traços do momento atual da Gramatização da língua portuguesa em Timor-Leste e o papel da escola nesse fenômeno e também na construção de uma forma-sujeito timorense, uma vez que a construção da unidade imaginária de uma nação passa pela linguagem; é feita por ela.

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Publicado

2013-12-20

Cómo citar

EFEITOS DE SENTIDO DA INSTITUIÇÃO ESCOLA NA (RE)CONSTRUÇÃO DE TIMOR-LESTE. (2013). Revista De Letras Norte@mentos, 6(12). https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6889