RELAÇÕES LÉXICO-CULTURAIS: UM PASSEIO PELA TOPONÍMIA DAS LOCALIDADES DE FELIZ (RS)

Autores/as

  • Giselle Olivia Mantovani Dal Corno
  • Odair José Silva dos Santos
  • Vanessa Christ

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v10i22.7101

Resumen

Este artigo analisa aspectos históricos e culturais revelados na toponímia do município de Feliz, localizado no Estado do Rio Grande do Sul. A análise linguística proposta busca elementos que possam explicar de que modo itens lexicais, como os topônimos, podem carregar conteúdo semântico relacionado a esses aspectos. Os topônimos estão classificados de acordo com a taxonomia sugerida por Dick (1990). Os resultados obtidos mostram que a maior parte dos topônimos se refere a aspectos físicos, com predominância de geomorfotopônimos (quatro topônimos), fitotopônimos (dois topônimos) e hidrotopônimos (dois topônimos), o que associamos a um forte indício de marcas de regionalidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Odair José Silva dos Santos
    Doutorando em Letras pela Universidade de Caxias do Sul - UCS - (Bolsista Capes - Prosup/Taxa), na linha de pesquisa Leitura e Processos de Linguagem, investigando as interfaces entre música, léxico e efeitos de sentidos. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS (2014), especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012) e graduado em Letras - Língua Portuguesa, Espanhola e respectivas literaturas - pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2010). Atualmente é membro convidado do GTLex da ANPOLL; é professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) nas áreas de Língua e Literatura; tem investigações e interesse nas seguintes áreas: Lexicologia, Música, Estudos do Texto, Produção e Efeitos de Sentido.

Publicado

2017-06-23

Cómo citar

RELAÇÕES LÉXICO-CULTURAIS: UM PASSEIO PELA TOPONÍMIA DAS LOCALIDADES DE FELIZ (RS). (2017). Revista De Letras Norte@mentos, 10(22). https://doi.org/10.30681/rln.v10i22.7101