REVISÃO TEXTUAL PROFISSIONAL E CORREÇÃO TEXTUAL PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DOIS PROCESSOS

Autores/as

  • Francieli Matzenbacher Pinton UFSM
  • Halyne Maria Stefani do Porto UFSM

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7367

Resumen

Este trabalho objetiva verificar em que medida as atividades de revisão textual e correção textual de cunho de pedagógico se aproximam ou se distanciam. Para isso, selecionamos dois manuais de revisão – Malta (2010) e Coelho Neto (2013) – e um material sobre correção textual escolar – Ruiz (2010) – e analisamos, comparativamente, o procedimento das atividades. Sobre revisão, identificamos: revisão por sinais, copidesque e revisão por comentários. Sobre a correção, identificamos os tipos indicativa, classificatória, resolutiva e textual-interativa. Considerando o propósito e o contexto das atividades, constatou-se que, embora ambas as tarefas busquem o aperfeiçoamento textual, cada uma exige uma formação profissional específica.

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Biografía del autor/a

  • Francieli Matzenbacher Pinton, UFSM
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Letras – Estudos Linguísticos.
  • Halyne Maria Stefani do Porto, UFSM
    Aluna do curso de Mestrado em Letras – Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharela em Letras Português.

Publicado

2018-07-30

Cómo citar

REVISÃO TEXTUAL PROFISSIONAL E CORREÇÃO TEXTUAL PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DOIS PROCESSOS. (2018). Revista De Letras Norte@mentos, 11(26). https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7367

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