A BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM CAIO FERNANDO DE ABREU
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7736Resumen
O discurso marginal é um movimento vindo da periferia, onde os sujeitos que compõem esse espaço denunciam por meio da arte, o meio degradante em que vivem. O objetivo principal deste artigo é buscar no contexto específico da literatura de Caio Fernando Abreu, as relações ideológicas que circundam o interior do plano narrativo, discorrendo-se sobre as vozes marginais que ecoam nos grandes centros urbanos, a partir de um conflito instaurado entre a realidade vivenciada pelos marginalizados em confronto com a realidade burguesa. Na linha que Antonio Candido e Alfredo Bosi denominaram “realismo feroz” (BOSI, 1986), o autor revela de forma incisiva, as relações homossexuais e a subversividade de seu caráter à época, a banalização da violência e a marginalização a que se apresenta de diversas formas nos contos “Morangos Mofados” e “Terça-Feira Gorda”. A violência urbana, de fato constitui a literatura de Caio. Um tema que instala e dialoga com a contemporaneidade.
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