A BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM CAIO FERNANDO DE ABREU

Autores

  • Larissa Camargo Muranaka UNESP-IBILCE

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7736

Resumo

O discurso marginal é um movimento vindo da periferia, onde os sujeitos que compõem esse espaço denunciam por meio da arte, o meio degradante em que vivem. O objetivo principal deste artigo é buscar no contexto específico da literatura de Caio Fernando Abreu, as relações ideológicas que circundam o interior do plano narrativo, discorrendo-se sobre as vozes marginais que ecoam nos grandes centros urbanos, a partir de um conflito instaurado entre a realidade vivenciada pelos marginalizados em confronto com a realidade burguesa. Na linha que Antonio Candido e Alfredo Bosi denominaram “realismo feroz” (BOSI, 1986), o autor revela de forma incisiva, as relações homossexuais e a subversividade de seu caráter à época, a banalização da violência e a marginalização a que se apresenta de diversas formas nos contos “Morangos Mofados” e “Terça-Feira Gorda”. A violência urbana, de fato constitui a literatura de Caio. Um tema que instala e dialoga com a contemporaneidade.


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Biografia do Autor

  • Larissa Camargo Muranaka, UNESP-IBILCE
    Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Historiografia literária pela Universidade Estadual de Mato Grosso do SUl (UEMS). Graduada em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento da região e do Estado do Pantanal (UNIDERP) (2006). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do SUL (UEMS). Tem experiência na área de historiografia literária, com ênfase em estudos literários contemporâneos, Direito e Literatura. Professora de Literatura e Redação

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Publicado

24/02/2022

Como Citar

A BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM CAIO FERNANDO DE ABREU. (2022). Revista De Letras Norte@mentos, 15(38). https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7736