TEORIA DA RELEVÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE O PRINCÍPIO DE RELEVÂNCIA E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

Autores/as

  • Felipe Freitag Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7080

Resumen

Considerando-se o sistema central do cérebro, o qual tem a capacidade de armazenar dados e relacioná-los com as novas informações geradas (sistema de entrada) para produzir uma nova informação proposicional, o Princípio de relevância da Teoria da relevância na obra La relevância. Comunicación y procesos cognitivos mantém relação com a afirmação de (BORDERÍA, 2004, p. 20) de que um dos interlocutores tem de guiar o processo comunicacional, porque a base cognitiva do ouvinte só será posta em funcionamento mediante a relevância da nova informação gerada pelo falante (guia do processo comunicacional). Visto assim, a afirmação de Bordería alude também ao Princípio de relevância quanto ao seu caráter de equilíbrio entre a força (esforço necessário) e a quantidade de informação nova, para processar os estímulos. O supracitado pode articular-se com a prática docente, visto que em dada situação de interação social (a aula) e de interação comunicativa (o conteúdo a ser trabalhado), o professor é o interlocutor que guia o processo comunicacional e o processo de ensino-aprendizagem, atuando como mediador da significação dos enunciados e das práticas metodológicas.

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Biografía del autor/a

Felipe Freitag, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando em Estudos Linguísticos pelo PPGL-UFSM. Professor tutor à distâncoa da Licenciatura em Letras Português-UAB-UFSM.

Publicado

2016-07-28

Cómo citar

Freitag, F. (2016). TEORIA DA RELEVÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE O PRINCÍPIO DE RELEVÂNCIA E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL. Revista De Letras Norte@mentos, 9(19). https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7080