MEMÓRIAS E VOZES SILENCIADAS: LEITURAS SOBRE ESCRAVIZAÇÃO, RACISMO E MARGINALIZAÇÃO EM BECOS DA MEMÓRIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Auteurs

  • Thaís Melo Gomes Ramalho Universidade Federal do Acre

DOI :

https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11077

Mots-clés :

escravização, identidade, memória

Résumé

O artigo tem por finalidade a análise da memória no romance Becos da Memória, da escritora Conceição Evaristo, tendo como foco a memória como elemento constitutivo da narrativa negra apresentada pela escritora supracitada. A obra apresenta em seu enredo uma história narrada a partir de lembranças que intercalam o tempo vivido da protagonista. Seu contexto histórico representa os descendentes de povos escravizados, que mesmo após a abolição sofreram para ganhar um espaço na sociedade devido a herança da escravidão no país. Legado esse que faz com que Evaristo lute pela representatividade negra dentro da literatura brasileira.

Téléchargements

Biographie de l'auteur

  • Thaís Melo Gomes Ramalho, Universidade Federal do Acre

    Professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede estadual de ensino (Educação básica) - SEE/AC. Graduação em Letras - Língua Portuguesa - Universidade Federal do Acre (2012). Especialista em Língua Portuguesa - Universidade Federal do Acre (2016). Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Federal do Acre (2020).

Références

ALMEIDA, Silvio. Luiz. de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro: Jandaíra, 2021.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

FERREIRA, Yvonélio. Neri. O silêncio incessante em narrativas de Luiz Vilela. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução: Cid Knipel Moreira. 2. ed. São Paulo: Editora 34. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, Centros de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Edições Vértice, 1990.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LE BRETON, David. Do silêncio. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

MOSQUERA, Sergio Antônio. La trata negreira y la esclavización: uma perspectiva histórico-psicológica. Apidama ediciones. Bogotá, marzo de 2017.

NASCIMENTO, Abdias. do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S/A, 1978.

ORLANDI, Eni. Puccinelli. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2007. E-book.

PYNSKY, Jaime. A escravidão no Brasil. 21. ed. – São Paulo: Contexto, 2010.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5. n. 10, 1992.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Téléchargements

Publiée

2023-08-21

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático 2023/1 "As escrevivências de Conceição Evaristo: as mulheres negras no centro das narrativas"

Comment citer

Ramalho, T. M. G. (2023). MEMÓRIAS E VOZES SILENCIADAS: LEITURAS SOBRE ESCRAVIZAÇÃO, RACISMO E MARGINALIZAÇÃO EM BECOS DA MEMÓRIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Revista De Letras Norte@mentos, 16(44). https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11077