DESAFIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA MARAJOARA
DOI :
https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11202Mots-clés :
Educação Escolar Quilombola, Língua Inglesa, Relações Étnico-raciaisRésumé
O presente estudo traz um debate sobre o ensino da Língua Inglesa (LI) na Educação Escolar Quilombola (EEQ), em 3 escolas quilombolas do município de Salvaterra na Amazônia Marajoara. A pesquisa analisou o ensino da LI e seus desdobramentos na EEQ, permitindo evidenciar outras perspectivas para o ensino do idioma. Metodologicamente, a pesquisa utilizou a Concepção de Linguagem bakhtiniana (2003, 2010, 2011) e como referencial analítico a Linguística Aplicada (LA). Os resultados da pesquisa evidenciaram que a valorização das questões identitárias dos estudantes quilombolas nas aulas de LI da EEQ ainda é um campo desafiador na proposta da EEQ.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. (V.N Volochínov). Marxismo e Filosofia da linguagem:Problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frayeschi Vieira. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. A estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. rev. 6. ed. Campinas, SP: WMF Martins Fontes, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 jun 2020.
BRASIL. Câmara de educação básica do conselho nacional da educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola: algumas informações. Brasília, DF: CNE, 2011. Disponível em: https://www.saude.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=NDUwOA%2C%2C. Acesso em: 22 maio 2020.
BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2019. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em; http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso em : 23 out 2020.
BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 10 nov 2020.
CAMARGO, Mábia. Atlântico Negro Paiol: Como estão sendo conduzidas as questões de raça e etnia nas aulas de Língua Inglesa?. 2012. 171f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2012. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/445. Acesso em: 20 de out de 2020.
CANAGARAJAH, S. Lingua franca English, multilingual communities, and language acquisition. Pennsylvania State University: The Modern Language Journal, 2006.
DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Revista Tempo, v.12, n.23, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/i/2007.v12n23/. Acesso em: 12 dez 2020.
KUMARAVADIVELU, Bala. Forum: Critical Language Pedagogy - A Postmethod Perspective on English Language Teaching. World Englishes, online, v. 22, n. 4, p. 539-569, 2003. Available at: http://bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/2003%20Kumaravadivelu%20Postmethod%20Perspective.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.
KUMARAVADIVELU, Bala. Individual indenty, cultural globalization and teaching English as an international language: the case for na epistemic break. In: ALSAGOFF, L; RENANDYA, W.; HU, G.; McKAY, S. (Orgs.). Teaching English as an international language: principles and practices. New York: Routledge, 2012.
KUMARAVADIVELU, Bala. The Decolonial Option in English Teaching: can the subaltern act? TESOL Quarterly, online, v. 50, n. 1, 66-85, 2016. Disponível em: http://www.bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/Kumaravadivelu%202016.pdf Acesso em: 13 de abr 2021
MOITA LOPES, L. P. Ensino de inglês como espaço de embates culturais e de políticas da diferença. In: Gimenez, T. et al (Orgs.). Perspectivas Educacionais e o Ensino de Inglês na Escola Pública. Pelotas: EDUCAT, 2005.
NASCIMENTO, A. A. História e Culturas Afro-Brasileiras e Afro-Anglófonas nas aulas de Língua Inglesa. 2020, 150f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós graduação em Liíngua e Cultura, Universidade Federal da Bahia, 2020. Salvador. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31647. Acesso em 29 set 2020.
PENNYCOOK, A. Critical and alternative directions in applied linguistics. Australian Review of Applied Linguistics, v. 33, n. 21. pp. 6.1 – 16.16, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/268182135_Critical_and_alternative_directions_in_applied_linguistics. Acesso em: 14 set 2020.
PENNYCOOK, A. English and the discourses of colonialism. Londres, Routledge, 1998.
PENNYCOOK, Alastair. Uma Linguística Aplicada Transgressiva. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org). Por uma linguística aplicada Interdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
RAJAGOPALAN, K. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil. Por uma política prudente e propositiva. In: LACOSTE, Y; RAJAGOPALAN, K. (Org.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
RAJAGOPALAN, K. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil. Por uma política prudente e propositiva. In: LACOSTE, Y; RAJAGOPALAN, K. (Org.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
RAJAGOPALAN, K. O inglês como língua internacional na prática docente. In: LIMA, D. C. de (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa. Conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009
SILVA, T. T. da. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais