AGONIA DE EROS EM UMA LEITURA DE CONTOS DE TEOLINDA GERSÃO
DOI :
https://doi.org/10.30681/rln.v17i48.12687Mots-clés :
Teolinda Gersão, protagonismo feminino, amor, erotismo, sofrimento psíquicoRésumé
A obra Alice e outras mulheres, da escritora portuguesa Teolinda Gersão, uma das vozes de maior destaque da ficção portuguesa pós 25 de abril, nos apresenta o feminino como “um problema complexo”. Ao longo das três partes do livro, há uma transformação em relação ao protagonismo feminino. Desse modo, as vozes femininas passam do plano da passividade, nas primeiras histórias, ao terreno das tomadas de decisões, na segunda e na terceira partes. Observamos, também, que o amor tem cada vez menos espaço nas relações, assim como a possibilidade de encontro com o outro na experiência erótica. Consequentemente, a depressão e o sofrimento psíquico vão ganhando lugar em quase todas as narrativas, revelando-se como consequências de nossa incapacidade de lidar com a alteridade. Em nosso artigo, propomos uma leitura dos contos de Gersão em diálogo com o processo cultural descrito pelo filósofo sul coreano Byung Chul Han, na obra Agonia de eros.
Téléchargements
Références
BIRMAN, Joel. O sujeito na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
CAMÕES, Luís Vaz de. Sonetos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo (1914). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia (1917). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GERSÃO, Teolinda. Alice e outras mulheres. Rio de Janeiro, Oficina Raquel, 2020.
HAN, Byung-Chul. Agonia do eros. Petrópolis: Vozes, 2017.
ILLOUZ, Eva. The end of love : A Sociology of negative relations. New York, Oxford University Press, 2019.
LEMINSKI, Paulo. “contranarciso”. In: Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
LISPECTOR, Clarice. “Amor”. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista de Letras Norte@mentos 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais