ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA:
A CRÔNICA EM SALA DE AULA
DOI :
https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.12977Mots-clés :
Ensino-aprendizagem, Letramento, Crônica, Ensino fundamental.Résumé
Este artigo objetiva apresentar informações sobre um projeto de letramento desenvolvido em uma turma de 8º ano de uma escola pública. O aporte teórico, que fundamentou a pesquisa em sala de aula, é constituído, principalmente, pela concepção interativa e dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (1997), pela abordagem antropológica e cultural do letramento de Street (2014) e pela pedagogia crítica de Freire (1987 e 1992). A pesquisa em sala de aula seguiu os princípios metodológicos da pesquisa-ação: problematização, ação, reflexão, ação, transformação. Para isso, o gênero crônica esteve no centro das atividades de leitura e escrita. A escolha pelo gênero crônica deu-se, principalmente, pela maior espontaneidade em relação ao uso da linguagem escrita. Quanto aos resultados, os estudantes-participantes sentiram-se motivados e confiantes na elaboração de suas crônicas, esses estudantes perceberam a produção textual como ação social e ficaram felizes por compartilharem seus escritos em um livro – uma coletânea de crônicas. Ao término da pesquisa, a principal conclusão foi a de que se queremos estudantes do ensino fundamental que ajam de forma mais autônoma com e pela linguagem é importante que os gêneros textuais sustentem o trabalho escolar.
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