ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS MULTILETRAMENTOS

UM CAMINHO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Risonete Gomes Amorim Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i51.13762

Palabras clave:

multiletramentos, ensino, língua portuguesa

Resumen

Este estudo busca abranger a importância da língua como ferramenta de inclusão, aliada às práticas de multiletramentos que consideram diferentes modos de comunicação, tecnologias e contextos sociais. A fundamentação teórica baseia-se em Kleiman (2007), Rojo (2012), Freire (2000), Ribeiro (2010), dentre outros. Kleiman (2007) destaca a importância do letramento no contexto educacional, evidenciando a necessidade de valorizar práticas sociais diversas de leitura e escrita. Rojo (2012) sugere que a escola deve preparar os alunos para interagir com múltiplas linguagens e tecnologias. Ribeiro (2010) reforça a relevância da inclusão digital, associando o desenvolvimento de competências tecnológicas às habilidades linguísticas. Freire (2000) propõe uma perspectiva crítica e emancipadora, defendendo uma educação dialógica que promova conscientização e transformação social. A metodologia envolve uma análise qualitativa por meio de observações de aulas, entrevistas com professores e alunos, além da análise dos materiais didáticos. A pesquisa busca identificar práticas de letramento e estratégias pedagógicas inovadoras, explorando os desafios e oportunidades relatados por educadores e estudantes. Espera-se que os resultados proporcionem uma visão detalhada sobre como os letramentos e as múltiplas linguagens estão sendo incorporados ao ensino de Língua Portuguesa e ofereçam recomendações práticas para aprimorar essas práticas no contexto IFAC. O estudo visa contribuir para a formação de professores e para o desenvolvimento de um currículo inclusivo, alinhado às demandas educacionais contemporâneas.

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Biografía del autor/a

  • Risonete Gomes Amorim, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

    Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2001). Especialista em Psicopedagogia pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura - Faculdades Integradas de Várzea Grande -FIVE ( 2004 ) MB em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo - UNINTER - Faculdade Internacional de Curitiba - Grupo Educacional e Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. . Mestra em Letras: Linguagem e Identidade do Programa de Pós- graduação em Letras, Linguagem e Identidade PPGLI. UFAC (2023). Doutoranda no Programa de Pós- graduação em Letras, Linguagem e Identidade PPGLI. UFAC, ano 2024. Docente EBTT do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, desde 07 de maio de 2014.

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Publicado

2025-05-31

Cómo citar

Amorim, R. G. (2025). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS MULTILETRAMENTOS: UM CAMINHO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista De Letras Norte@mentos, 18(51). https://doi.org/10.30681/rln.v18i51.13762