ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS MULTILETRAMENTOS
UM CAMINHO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i51.13762Palabras clave:
multiletramentos, ensino, língua portuguesaResumen
Este estudo busca abranger a importância da língua como ferramenta de inclusão, aliada às práticas de multiletramentos que consideram diferentes modos de comunicação, tecnologias e contextos sociais. A fundamentação teórica baseia-se em Kleiman (2007), Rojo (2012), Freire (2000), Ribeiro (2010), dentre outros. Kleiman (2007) destaca a importância do letramento no contexto educacional, evidenciando a necessidade de valorizar práticas sociais diversas de leitura e escrita. Rojo (2012) sugere que a escola deve preparar os alunos para interagir com múltiplas linguagens e tecnologias. Ribeiro (2010) reforça a relevância da inclusão digital, associando o desenvolvimento de competências tecnológicas às habilidades linguísticas. Freire (2000) propõe uma perspectiva crítica e emancipadora, defendendo uma educação dialógica que promova conscientização e transformação social. A metodologia envolve uma análise qualitativa por meio de observações de aulas, entrevistas com professores e alunos, além da análise dos materiais didáticos. A pesquisa busca identificar práticas de letramento e estratégias pedagógicas inovadoras, explorando os desafios e oportunidades relatados por educadores e estudantes. Espera-se que os resultados proporcionem uma visão detalhada sobre como os letramentos e as múltiplas linguagens estão sendo incorporados ao ensino de Língua Portuguesa e ofereçam recomendações práticas para aprimorar essas práticas no contexto IFAC. O estudo visa contribuir para a formação de professores e para o desenvolvimento de um currículo inclusivo, alinhado às demandas educacionais contemporâneas.
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Referencias
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