LEITURA DIALÓGICA E CULTURA POPULAR

PRÁTICAS DE ORALIDADE E LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)
  • Patrícia Roberta Alves Xavier de Almeida Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.14289

Palabras clave:

Letramento literário, Oralidade, Cordel, Ensino de literatura

Resumen

Este artigo apresenta um trabalho que articula literatura, oralidade e cultura popular por meio da leitura dialógica da obra A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos, e da produção de cordéis em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Afogados da Ingazeira, Pernambuco. A pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre letramento literário com base em Cosson (2009) e Almeida (2025), na Estética da Recepção em Iser (1996) e nas contribuições de Pinheiro (2018) e Lima (2024) sobre poesia e oralidade na escola. A metodologia, de caráter pesquisa-ação (Gil, 1999), contemplou tertúlias literárias dialógicas como gênero oral, oficinas de oralidade e oficinas de produção de cordel em etapas coletiva, grupal e individual. Os resultados evidenciam que a articulação entre leitura literária e oralidade, mediada pelo cordel, promoveu engajamento, criticidade e expressividade multimodal, aproximando os estudantes da literatura e fortalecendo sua identidade leitora e cultural.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

    Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, graduado em Letras pela mesma instituição. Professor Adjunto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, antiga Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde leciona componentes curriculares sobre Literatura Brasileira e Portuguesa e Ensino da literatura. Professor do permanente do Mestrado profissional em Letras da UFAPE. Centra-se em discussões relacionadas à linguagem literária e representação de grupos não-hegemônicos, educação literária e currículo multiculturalista com enfoque em temas sobre diversidade sexual e de gênero. Além de atuar nas áreas de Letras e Educação, desenvolve o projeto Sankalpa, voltado para a promoção de práticas de Hatha Yoga no campus.

  • Patrícia Roberta Alves Xavier de Almeida, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

    Nombre: Patrícia Roberta Alves Xavier de Almeida
    Correo electrónico: patriciaroberta.xa@gmail.com
    WhatsApp: +55 87 99146-5122

    Patrícia Roberta Alves Xavier de Almeida es profesora, investigadora y escritora con una profunda conexión con el lenguaje literario y la poesía. Tiene una Maestría en Comunicación, Lenguaje y Cultura por la Florida Christian University (FCU), en Orlando, Estados Unidos (EE. UU.), y se encuentra en la etapa final de la Maestría Profesional en Letras en la Universidad Federal del Agreste de Pernambuco (UFAPE), Brasil.

Referencias

ALMEIDA, Patrícia Roberta Alves Xavier de. A poesia e o letramento literário: contribuições da linguagem poética nos anos iniciais do ensino fundamental. João Pessoa: Editora Oiticica, 2025.

ALMEIDA, Patrícia Roberta Alves Xavier de; LIMA, Gustavo; FERNANDES ALBUQUERQUE, Carlos Eduardo. Leitura dialógica e cultura popular: práticas de oralidade e letramento literário no 9º ano do ensino fundamental. Letras em Revista, no prelo, 2025.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

FLECHA, Ramón.& MELLO, Roseli.R. Tertúlia Literária Dialógica: Compartilhando histórias. In: Revista de educação Presente. Publicação Ceap, edições Loyola. Publicado em março de 2005. Ano XIII-nº 48 (p.29-33).

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura 5: o livro. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 09/09/2025.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996.

LIMA, G. Da fábula escrita à fábula teatralizada: processos de retextualização de uma fábula escrita para uma fábula teatralizada em um minicurso para professores. Linguagem & Ensino, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/XyNtwSsv64Pgshx6mqLNkWR/?lang=pt. Acesso em: 18/09/2025

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.

PINHEIRO, José Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

Publicado

2026-01-31

Número

Sección

Artigos Estudos Literários

Cómo citar

Fernandes, C. E. A., & Almeida, P. R. A. X. de . (2026). LEITURA DIALÓGICA E CULTURA POPULAR: PRÁTICAS DE ORALIDADE E LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Letras Norte@mentos, 19(56), 473-492. https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.14289