POR UMA AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL DE ESTUDANTES

Auteurs

  • José Marcelo Freitas de Luna
  • Rodrigo Schaefer

DOI :

https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7365

Résumé

A crescente mobilidade estudantil não vem acompanhada de avaliação dos resultados dos respectivos programas. Motivado pela necessidade de contribuir com a superação dessa limitação metodológica, este trabalho consiste em uma proposta de avaliação de competência comunicativa intercultural de estudantes universitários. Baseado na pesquisa de Schaefer (2014), utiliza-se como suporte teórico Sinicrope, Norris e Watanabe (2007) e Byram (1997). A metodologia evidencia-se por dois modelos indiretos e dois modelos diretos. O artigo encontra-se dividido em duas seções. Espera-se que essa proposta seja utilizada por gestores e professores de instituições de ensino superior e na (re)organização de currículos e programas de mobilidade.

Téléchargements

Biographies des auteurs

  • José Marcelo Freitas de Luna
    Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, com publicações nas áreas de Linguística e Educação. Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos).
  • Rodrigo Schaefer
    Graduado em Letras (Inglês, Espanhol e Português). Mestre em Educação – Univali. Doutorando em Inglês – UFSC.

Téléchargements

Publiée

2018-07-30

Comment citer

POR UMA AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL DE ESTUDANTES. (2018). Revista De Letras Norte@mentos, 11(26). https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7365