JARDIM DE SUCATAS:

POR UMA POLÍTICA DA OBSOLESCÊNCIA E INUTILIDADE PARA A GERMINAÇÃO DA ESPERANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i2.10667

Palavras-chave:

Sustentabilidade

Resumo

  Inspirados em Manoel de Barros, poeta cuiabano, que retrata em suas obras o cuidado e a admiração pela natureza, delineamos a questão que norteia este projeto, “O que fazer com os objetos que se tornam inutilizáveis ou obsoletos em nossa casa?” Neste sentido, nosso buscamos analisar a sustentabilidade e a Educação Ambiental, levando para sala de aula discussões acerca da obsolescência planejada, tendo como estrutura a metodologia da aprendizagem baseada em projetos (ABP) com abordagem STEAM. Um projeto transdisciplinar, que tem como cenário Poconé- MT, porta de entrada do Pantanal, reconhecido pela UNESCO como patrimônio natural mundial e reserva da biosfera, se contrasta com a transgressão da terra. Assim, na busca pela preservação e conservação ambiental no Pantanal como nosso objetivo geral, focados na obsolescência planejada, fomentamos o protagonismo dos alunos para buscar soluções para o acúmulo de sucatas, objetos obsoletos ou inutilizados que se encontravam em suas casas e/ou aos arredores. Obtivemos como resultado deste projeto 04 protótipos construídos pelos alunos, utilizando sucatas retiradas do Pantanal, que constituíram na unidade de ensino, um Jardim de Sucatas, que busca germinar a vida. Palavras-Chave - Eco sustentabilidade; Tecnologia; Ciências. Poesia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emili Iolanda da Silva Santos, ProfEPT/IFMT

    Estudante do Ensino Médio, Escola Estadual Professora Eucaris Nunes da Cunha e Moraes, Telefone: (65)9617-2562, E-mail: emiliiolanda9@gmail.com

     

  • Alessandra Almeida de Aquino Nunes , ProfEPT/IFMT

    Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2006), Pós- Graduada em "Educação Especial" (2015) Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. - IFMT - 2021/01

  • Ricardo de Assis, ProfEPT/IFMT

    Possui graduação em História pela Universidade de Cuiabá UNIC (2002); Especialização pela Universidade de Cuiabá(UNIC) 2004- com ênfase em História de Mato Grosso; Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso- (SEDUC-MT). Atual há 20 anos na Escola Estadual Profª. Eucaris Nunes da Cunha e Moraes", municipio de Poconé, lecionando a disciplina de História. Desenvolve o projeto intercultural intitulado " O Negro na Sociedade e na Educação". Diretor de escola de 2010 a 2013 e de 2016 a até a presente; atualmente é Mestrando pelo IFMT/ Cuiabá, dentro do Programa PROFEPT. 

  • Jose Vinícius da Costa Filho, ProfEPT/IFMT

    Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Direito, Ciência Política e Gestão Pública.

  • Geison Jader Mello, ProfEPT/IFMT

    Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

ARAÚJO, G. C.; MENDONÇA, P. S. M. Análise do processo de implantação das normas de sustentabilidade empresarial: um estudo de caso em uma agroindústria frigorífica de bovinos. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, p. 31-56, 2009.

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Penso Editora, 2020.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. 2008. Disponível em: Acesso em 23 de out. de 2022.

BARROS, Manoel de. O Homem de Lata in: Poesia completa, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf >. Acesso em:20 jul. 2022.

DOS SANTOS FERNANDEZ, Fernando Antonio. O poema imperfeito: crônicas de Biologia, conservação da natureza, e seus heróis. Editora da Universidade Federal do Paraná, 2005.

MUNIZ, Vik. Reflex: Vik Muniz de A a Z. São Paulo: Cosac Naif, 2005.

NASCIMENTO, R. F. do et al. Adsorção: aspectos teóricos e aplicações ambientais. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020. 256 p. Disponível em:http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10267. Acesso em:Acesso em: 20 jun. 2022.

ONU BRASIL. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/#.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. 2ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

SATO, M.; CARVALHO, I. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Artmed Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

JARDIM DE SUCATAS: : POR UMA POLÍTICA DA OBSOLESCÊNCIA E INUTILIDADE PARA A GERMINAÇÃO DA ESPERANÇA. (2023). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 4(4), 87-101. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i2.10667