PRINCÍPIO EDUCATIVO EM GRAMSCI

Reflexões sobre o ser humano, trabalho e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i2.10675

Palavras-chave:

Gramsci, Trabalho, Educação

Resumo

Este artigo reflete, conforme proposto por Antônio Gramsci, acerca do trabalho como o princípio educativo que se desenvolve na escola. Privilegia-se o diálogo com a pesquisa de Manacorda (2019) para sustentar a reflexão, principalmente ao ressaltar, de uma forma mais específica, sobre a relação dessas atividades eminentemente humanas. A metodologia é qualitativa e se utiliza da revisão bibliográfica para atender ao objetivo proposto. Dessa forma, o trabalho se perfaz em um princípio educativo pois sua existência é inexorável ao desenvolvimento do ser, da relação dos homens entre si (tipos de sociedades, as leis, a política, o governo, o Estado), bem como da relação dos homens com a natureza (ciências e as técnicas). Por fim, é o princípio apresentado por Gramsci como estrutura para a escola unitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Vinícius de Paula Arruda, IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possuo graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2007) e Pós-Graduação Latu Sensu em "Interdisciplinaridade na escola". Atuei como professor de matemática da Escola Estadual Prof.ª Maria Helena de Araújo Bastos nos anos de 2011 até 2015, Atuo como diretor da mesma unidade escolar desde 2016 até o momento atual. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Periferias Urbanas. Dentro desta mesma unidade escolar atuo diretamente com projetos, cursos e palestras visando o enriquecimento de oportunidades para os educandos, despertar de senso crítico e melhoria do raciocínio lógico.

Dr. José Vinicius da Costa Filho, IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Direito, Ciência Política e Gestão Pública.

Dr. Geison Jader Mello, IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 2.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere - Antônio Gramsci: os intelectuais; o princípio educativo; jornalismo. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

GRAMSCI, A. Escritos políticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 1, 2004.

GRAMSCI, A. Cartas do cárcere. 1926-1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 1, 2005.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere . v. 2. Os Intelectuais. O Princípio Educativo. Jornalismo. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira , 2006.

GRAMSCI, A. Educação e luta de classes: pressupostos para a formação humana, Valdemarin Coelho Gomes, Joeline Rodrigues de Sousa, Josefa Jackline Rabelo (Organizadores), Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015.

LOSURDO, D. A Luta de Classes. São Paulo: Editora Boitempo, 2015.

MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci. 3. Ed. Campinas: Editora Alínea, 2019.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

PEREIRA, E. T. Educação Política. Campinas: Alínea Editora, 2008.

RIBEIRO, M. L. S. História da Educação Brasileira: A organização escolar. 12ª ed. São Paulo: Cortez; São Paulo: Autores Associados, 1992.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

de Paula Arruda, D. V., da Costa Filho, J. V., & Jader Mello, G. (2023). PRINCÍPIO EDUCATIVO EM GRAMSCI: Reflexões sobre o ser humano, trabalho e educação. Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 4(4), 78–86. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i2.10675

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)