REFORMA DO ESTADO E DESCENTRALIZAÇÃO NO GOVERNO DE MATO GROSSO (1995-1998)

Autores

Resumo

A descentralização das políticas públicas e dos governos tem sido uma prática comum nos últimos trinta anos em diversos países, muito embora, as causas deflagradoras de tal processo sejam diferenciadas. No Brasil, tal processo foi assegurado legalmente pela Constituição Federal promulgada em 1988 (CF88) e acentuado na implementação das políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social. No plano administrativo, os diferentes níveis de governo também adotaram práticas de descentralização e os gestores públicos, em geral, procuraram estreitar as relações entre sociedade e Estado. Seja pela ideia de empowerment (empoderamento, em tradução literal) dos cidadãos, difundido pelas agências multilaterais a partir dos anos 1980, seja pelos processos de redemocratização que tomaram curso em diferentes regiões do planeta, a descentralização foi incluída neste processo como uma ferramenta institucional que poderia cumprir tais objetivos. O processo de redemocratização no Brasil foi marcado por uma crise na estrutura institucional do Estado, motivada por um experimentalismo político vivenciado nos governos municipais e estaduais e pela ascensão de uma elite regional que questionava o poder de intervenção exercido pelo nível federal. Assim, a redefinição do pacto federativo que culminou na CF88 foi produto da liderança política dos governadores, estimulando então processos de descentralização nos diferentes níveis de governo e nas políticas públicas. Contudo, a partir da década de 1990, outras ações do governo federal começaram a ser descentralizadas, como a compra de alimentos para a merenda escolar e a saúde, o que passou a ser de responsabilidade estadual e municipal, fazendo com que esses governos passassem a ampliar o número de servidores públicos e de novos órgãos que, consequentemente, se somaram ao aparelho governamental. O objetivo deste artigo é acompanhar os processos de descentralização ocorridos no governo do estado de Mato Grosso durante a gestão de Dante de Oliveira (1994-1998). Oliveira foi um dos principais lideres políticos da transição democrática ao encampar uma ementa constitucional que previa eleições diretas para Presidente da República em 1984. Este feito transformou o então deputado federal em uma liderança nacional, ocupando a partir daí os cargos de ministro, prefeito e governador. O artigo está estruturado em três seções: na primeira discorremos sobre as características do processo de descentralização nos diferentes níveis de governo; na segunda analisamos o perfil do governador Dante de Oliveira e o governo do Mato Grosso no interior destes e processos e por fim apresentamos as conclusões. Deste modo, analisamos o governo de Mato Grosso através dos processos de descentralização das políticas e agências estatais para verificar, se de fato, uma agenda nacional induziu práticas locais de administração pública.

PALAVRAS-CHAVES: ESTADO; DESCENTRALIZAÇÃO; MATO GROSSO

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRUCIO, F. A coordenação federativa no Brasil: a experiência do período FHC e os desafios do governo Lula. In Revista de Sociologia e Política, Curitiba, 24, p. 41-67, jun. 2005.

ABRUCIO, F. Os barões da Federação: os governadores e a redemocratização brasileira. São Paulo: Hucitec, Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, 1998.

ALBANO, V. Do caos ao equilíbrio fiscal: uma difícil travessia. Cuiabá: Entrelinhas, 2001.

ALMEIDA, M. H. T. Federalismo e políticas sociais. In Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, 28, vol. 10, p. 88-108, 1995.

ARAÚJO, V. C. Paz sob fogo cerrado: três gerações na politica de Mato Grosso (1945-2002). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, UFMT, f. 270, 2007.

ARRETCHE, M. Mitos da descentralização: maior democracia e eficiência nas politicas públicas? In Revista Brasileira de Ciências Sociais, 31, v. 11, p. 44-66, 1996.

ARRETCHE, M. Estado federativo e políticas sociais: determinantes da descentralização. Rio de Janeiro: Revan; São Paulo: FAPESP, 2000.

FLEURY, S. (org.) Democracia, descentralização e desenvolvimento: Brasil e Espanha. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2006.

FRENTE Cidadania e Desenvolvimento. Plano de Metas Mato Grosso 1995-2006. Cuiabá: 1994.

LOBO, T. Descentralização: conceitos, princípios, práticas governamentais. Caderno de Pesquisa. São Paulo: Autores Associados, nº 74, São Paulo, 1989.

MATO GROSSO, Governo do Estado. Plano de metas Mato Grosso 1995-2006. Cuiabá, 1995a. p.05-93.

MATO GROSSO. Mensagem à Assembléia Legislativa e Relatório de Governo – Período 1995/98. Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral – SEPLAN. Coordenadoria de Planejamento – COPLAN. Cuiabá, Fevereiro de 1999.

MATO GROSSO. Ata da Sessão Solene de Instalação da Primeira Sessão Legislativa da Décima Terceira Legislatura. Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Ata Nº 004 – “A”. Realizada no dia 15 de Fevereiro de 1995, às 09:00 Horas.

MURTINHO, M. N. Análise Econômica da Divisão de Mato Grosso (1970 – 200). Cuiabá. UFMT, 2009.

NEVES, M. M. R. de N. Relatos Políticos (entrevistas: memória divisionista – MT). Rio de Janeiro – RJ. Mariela Editora, 2001.

PEREIRA, L. C. B. A reforma do Estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Lua Nova, 1998, n. 45, pp. 49-95.

SALLUM, B. O Brasil sob Cardoso: neoliberalismo e desenvolvimentismo. IN Tempo Social, 11, 2, 1999.

SOUZA, C.; DANTAS NETO, P. F. (orgs.) Governo, políticas públicas e elites políticas nos Estados brasileiros. Rio de Janeiro: Revan, 2006.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Craveiro, A. H., & Estevinho, T. A. D. (2021). REFORMA DO ESTADO E DESCENTRALIZAÇÃO NO GOVERNO DE MATO GROSSO (1995-1998). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 1, 54–67. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/politikcon/article/view/5082