A PARTICIPAÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES NO PROCESSO LEGISLATIVO: O CASO DOS PARECERES EM PLENÁRIOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RONDÔNIA EM 2021

Autores

  • Valdecir Aparecido da Silva Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v8i.13040

Palavras-chave:

poder processo legislativo, power process legislative, poder proceso legislativo

Resumo

O presente artigo visa um estudo sobre a participação das comissões permanentes no processo legislativo da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE/RO em 2021, em especial sobre os pareceres dados em plenário. A observação empírica das sessões legislativas da ALE/RO nos apresenta um número aparentemente grande de pareceres dados em plenários pelos parlamentares, ocorrendo assim alguns questionamentos sobre as possíveis causas e consequências deste fato. Cabe algumas hipóteses como por exemplo: teríamos na ALE/RO Comissões Parlamentares Permanentes atuantes; as composições das Comissões Parlamentares Permanentes reproduziriam proporcionalmente as forças dos partidos e blocos parlamentares; a ALE/RO garante a presença de especialistas das diferentes formações e sua lotação para as comissões correspondentes; a estrutura montada para desenvolvimento dos trabalhos das comissões seria eficiente. Assim definido como objetivo o estabelecimento da relação de causalidade para os pareceres dados em plenário buscou-se desenvolver a pesquisa com exposição bibliográfica da participação política e do funcionamento das comissões permanentes. A pesquisa constituiu-se da coleta de dados e números sobre as proposições aprovadas durante o ano de 2021, buscando-se o levantamento da efetividade das comissões permanentes e o seu desempenho; a especialidade e capacidade das comissões permanentes verificando a capacitação dos membros e  averiguando a proporcionalidade das comissões permanentes, uma relação de custo-benefício com os pareceres considerados. Concluiu-se que as comissões carecem de atendimento aos critérios de efetividade, especialidade e proporcionalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023:96 informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

AUGUSTO, Luis Gustavo Henrique. Participação Social no Processo Legislativo Federal: um estudo da Comissão de Legislação Participativa CLP, da Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa CDH e da iniciativa popular de lei. 2015. Dissertação (FGV-Direito-SP) - Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo.

BOBBIO, Norberto. Locke e o direito natural. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997. p. 233.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Do processo legislativo, 7ª edição, São Paulo: Saraiva, 2012. p. 234.

HORTA, Raul Machado. O processo legislativo nas constituições federais brasileiras. Revista de Informação Legislativa, Brasília, a. 26, n. 101, p. 22, jan./mar., 1989.

MÂCEDO, José Eduardo de Santana. Cidadania além do voto: a participação política como forma de aprimoramento democrático no Brasil. 2019. 134 f. Tese (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

PINHO, Rodrigo César Rebello. Da organização do Estado, dos poderes e histórico das constituições. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p.74.

PIÇARRA, Nuno. A separação dos poderes como doutrina e princípio constitucional. Coimbra: Coimbra Editora, 1989. p. 248.

RONDÔNIA. Constituição do Estado de Rondônia. Disponível em: www.al.ro.leg.br/institucional/constituicao-do-estado-derondonia/ce1989. Acesso em: 01 nov. 2022.

______. Resolução (Regimento Interno) n. 32, de 21 de agosto de 1990. Disponível em: sapl.al.ro.leg.br/materia/pesquisar-materia. Acesso em: 01 nov. 2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez,1996.

Downloads

Publicado

2025-05-27

Como Citar

Aparecido da Silva, V. (2025). A PARTICIPAÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES NO PROCESSO LEGISLATIVO: O CASO DOS PARECERES EM PLENÁRIOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RONDÔNIA EM 2021. Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 8, VOL8004. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v8i.13040