Memorial de formação docente como dispositivo metodológico de aprendizagem narrativa no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392322

Palavras-chave:

memorial de formação, aprendizagem narrativa, ensino superior, aprendizagem, curso de pedagogia

Resumo

Este artigo de abordagem qualitativa tecida como uma pesquisa narrativa (auto)biográfica foi desenvolvida utilizando como dispositivos metodológicos: memoriais de formação, de três estudantes do curso de Pedagogia e um professor formador, de uma instituição da rede privada de ensino superior da cidade Caxias-MA. Os objetivos são: compreender as implicações dos Memoriais de Formação na construção de conhecimentos na formação inicial docente; bem como refletir acerca das contribuições dos memoriais como dispositivo de aprendizagem narrativa e avaliação discente no curso de Pedagogia. Como resultados vale ressaltar que o Memorial de Formação sinaliza como um potencial dispositivo disparador de histórias, memórias, aprendizagens e formação que resgatam o lado pessoal, acadêmico e formativo do sujeito em vários níveis de conhecimento de si, dos contextos e das pessoas que o cercam, possibilitando processos pedagógicos, reflexivos e emancipatórios.

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Biografia do Autor

  • Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ), do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CNPQ). É Professor Adjunto I do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA;

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Publicado

2024-03-28

Como Citar

Memorial de formação docente como dispositivo metodológico de aprendizagem narrativa no ensino superior. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392322, 2024. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392322. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12258.. Acesso em: 6 out. 2024.

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