Gerencialismo Educacional e o Programa Novos Caminhos em um Instituto Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13013

Palavras-chave:

Gerencialismo, Programa Novos Caminhos, Resultados, Instituto Federal

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa que tem como centralidade os estudos sobre políticas educacionais, materializada pelo Programa Novos Caminhos (PNC) e as consequências da implantação desse programa em um Instituto Federal do sul do Brasil. Em especial procura investigar o gerencialismo como teoria e prática e como ele adentra na instituição com foco nos resultados, em consonância com o Eixo 1 do PNC.A pesquisa se caracterizou como qualitativa, descritiva e nos procedimentos utilizou-se da abordagem bibliográfica, documental cuja produção dos dados foi realizada na Plataforma Nilo Peçanha e na análise de editais de pesquisa, ensino e extensão. Nossas análises contemplaram a relação entre o Eixo Resultados do PNC e a oferta de matrículas nos anos de 2018 a 2023.Nas considerações alertamos que o Programa Novos Caminhos contribui à formação de uma cultura gerencial priorizando os resultados.

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Biografia do Autor

  • Maria Raquel Caetano, IFSUL

     Doutora em Educação pela UFRGS. Professora no IFSul-Campus Sapucaia do Sul e Mestrado ProfEPT. Rio
    Grande do Sul/Brasil.
    E-mail: caetanoraquel2013@gmail.com
    Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6973-908X

  • William Junior Sperb, IFSUL

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica/ProfEPT. Atua na COMAG no IFSul-Campus Lajeado/Rio
    Grande do Sul/Brasil.
    E-mail: williamsperb@ifsul.edu.br
    Orcid: http:/orcid.org/0000-0002-4631-0587. 

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

CAETANO, Maria Raquel; SPERB, William Junior. Gerencialismo Educacional e o Programa Novos Caminhos em um Instituto Federal. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402419, 2024. DOI: 10.30681/faed.v40i.13013. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13013. Acesso em: 29 mar. 2025.