Gerencialismo Educacional e o Programa Novos Caminhos em um Instituto Federal
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13013Palavras-chave:
Gerencialismo, Programa Novos Caminhos, Resultados, Instituto FederalResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa que tem como centralidade os estudos sobre políticas educacionais, materializada pelo Programa Novos Caminhos (PNC) e as consequências da implantação desse programa em um Instituto Federal do sul do Brasil. Em especial procura investigar o gerencialismo como teoria e prática e como ele adentra na instituição com foco nos resultados, em consonância com o Eixo 1 do PNC.A pesquisa se caracterizou como qualitativa, descritiva e nos procedimentos utilizou-se da abordagem bibliográfica, documental cuja produção dos dados foi realizada na Plataforma Nilo Peçanha e na análise de editais de pesquisa, ensino e extensão. Nossas análises contemplaram a relação entre o Eixo Resultados do PNC e a oferta de matrículas nos anos de 2018 a 2023.Nas considerações alertamos que o Programa Novos Caminhos contribui à formação de uma cultura gerencial priorizando os resultados.
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