LEITURA E INTERATIVIDADE

Autores

  • Edna Aparecida Lisboa Soares
  • Luiz Antônio Ribeiro

Palavras-chave:

leitura, interação, autor, leitor, texto.

Resumo

Atualmente parece haver um consenso de que ler é uma  atividade  interativa  e  que,  para  o  processamento  do  significado  do  texto, associam-se três elementos fundamentais: o autor, o leitor e o  texto.  Esse  modo  de  leitura  é  comparado  a  um  jogo  interativo  que  precisa ser orientado por suas próprias estratégias e regras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Rubem. O retorno e terno. Campinas: Papirus, 1998.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG/Núcleo de Análise do Discurso, 2001.

COSCARELLI, Carla. Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. 1999. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos). Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1999.

ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 1999. ______. Lector in fábula. São Paulo: Perspectiva, 1986.

KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1997.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SOARES, Edna Aparecida Lisboa; RIBEIRO, Luiz Antônio. LEITURA E INTERATIVIDADE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 53–64, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3557. Acesso em: 6 mar. 2025.