LEITURA E INTERATIVIDADE
Palavras-chave:
leitura, interação, autor, leitor, texto.Resumo
Atualmente parece haver um consenso de que ler é uma atividade interativa e que, para o processamento do significado do texto, associam-se três elementos fundamentais: o autor, o leitor e o texto. Esse modo de leitura é comparado a um jogo interativo que precisa ser orientado por suas próprias estratégias e regras.Downloads
Referências
ALVES, Rubem. O retorno e terno. Campinas: Papirus, 1998.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG/Núcleo de Análise do Discurso, 2001.
COSCARELLI, Carla. Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. 1999. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos). Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1999.
ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 1999. ______. Lector in fábula. São Paulo: Perspectiva, 1986.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1997.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".