OS SINAIS DA VIVÊNCIA NA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA INTERPRETAÇÃO A CINCO MÃOS

Autores

  • Vani Maria de Melo Costa

Palavras-chave:

Expressão Corporal, Desenvolvimento, Situação Social de Desenvolvimento, Vivência, Tônus muscular, Equilíbrio corporal, Emoções e Sentimentos.

Resumo

O tema Os sinais da Vivência na Expressão Corporal: uma interpretação a cinco mãos, resultou de um apanhado pelas obras de Lev Semenovich Vygotski (TOMO IV/1986), Henri Wallon (1984), Aurora Garcia (2003) e Alexander Lowen (1977, 1979, 1982, 1983). Os três primeiros são teóricos cuja formação é consistente com o materialismo histórico-dialético, por esta razão, fazem parte do grupo de psicólogos que ressaltam o Enfoque Histórico Social, introduzido na Psicologia por L. Vygotski. O último possui formação psicanalítica, com experiência em terapia bioenergética. O objetivo deste trabalho é mostrar que a Vivência não é obscura, como supôs L. Vygotski: uma categoria do desenvolvimento de difícil observação. Mesmo sendo introspectiva, pessoal e única, esta categoria pode ser revelada pela Expressão Corporal, conceituada pela autora como: a manifestação do ser em relação com o entorno e com o outro, a que o corpo exterioriza através de postura, posições, movimentos, gestos e sinais (MELO COSTA, 2006). Para esta demonstração, a autora dialogou prioritariamente com L. Vygotski no tocante ao conceito de vivência. O diálogo abrangeu os demais autores, para extrair deles a demonstração de como é possível visualizar as características da vivência na expressão corporal da criança em idade escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

GARCÍA, Morey Aurora. Psicopatología infantil: Su evaluación y diagnóstico. Ciudad de La Habana: Editora Félix Varela, 2003.

LOWEN, Alexander. Corpo traído. 6. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1979. v. 11.

______. O corpo em terapia: a abordagem bioenergético. São Paulo: Summus Editorial,1977. v. 4.

______. Bioenergética. 7. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1982. v.15.

______. O corpo em depressão, as bases biológicas da fé e da realidade. 6. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1983.

______. Narcisismo: negação do verdadeiro eu. São Paulo: Cultrix, 1983.

MELO COSTA, Vani Maria de. O aluno problema no cotidiano escolar e familiar: um estudo de caso etnográfico. 160f, 1997. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

______. A expressão corporal e sua relação com a situação social de desenvolvimento em crianças de idade escolar de um assentamento campesino brasileiro. 150f, 2006. Tese (Doutorado em Ciências Psicológicas) - Faculdade de Psicologia, Universidade de Havana.

VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas. Madrid España: Editora Aprendizaje Visor, 1986. t.4.

WALLON, H. Los origenes del carácter en el niño. Argentina: Editorial Lautaro, 1964.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

COSTA, Vani Maria de Melo. OS SINAIS DA VIVÊNCIA NA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA INTERPRETAÇÃO A CINCO MÃOS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 115–125, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3631. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO