A implementação do ensino da educação para as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo do curso de Relações Internacionais nas Universidades públicas brasileiras.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.105122

Palavras-chave:

Educação, Relações Étnico-raciais, Relações Internacionais, Projetos Político Pedagógico, Universidades Públicas

Resumo

O presente estudo tem por finalidade fazer um mapeamento da situação atual dos cursos de Relações Internacionais nas Universidade Públicas brasileiras quanto a implementação do ensino da Educação para as Relações Étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em seus respectivos currículos. Para isso, essa pesquisa consistiu na análise qualitativa dos Projetos Políticos Pedagógicos e currículos dos 28 cursos de Relações Internacionais existentes atualmente nas universidades federais, estaduais e municipais públicas do Brasil, a fim de se traçar a situação nacional dos cursos de RI e melhor se compreender o nível de adesão dos mesmos aos parâmetros e diretrizes curriculares nacionais. O enfoque da análise consistiu em localizar nos Projetos Político Pedagógico desses cursos ações concretas que vão em encontro com as diretrizes curriculares nacionais, tais como a inclusão de disciplinas, bibliografias e demais atividades curriculares.

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Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

A implementação do ensino da educação para as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo do curso de Relações Internacionais nas Universidades públicas brasileiras. . Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 105–122, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.105122. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5930.. Acesso em: 13 nov. 2024.

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