DIAGNÓSTICO BIOPISICOSSOCIAL PARA A OFERTA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
UMA DISCUSSÃO POSSÍVEL
Palavras-chave:
Educação inclusiva. Modelo Biopsicossocial. Atentimento Educacional Especializado.Resumo
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais ainda é um tabu em muitas instituições de ensino devido a vários fatores, como a falta de formação continuada específica, desatualização do projeto político pedagógico, ausência de adaptações infraestruturais, etc. Sendo assim, este estudo bibliográfico de abordagem qualitativa busca apresentar a plausibilidade do Modelo Biopsicossocial para a promoção de uma educação inclusiva mais efetiva. Além disso, apresenta uma proposta metodológica denominada “diagnóstico biopsicossocial” que pode auxiliar as escolas a se posicionarem frente às eventuais demandas de inclusão nos processos pedagógicos a partir de uma perspectiva sistêmica, em que vários sujeitos e instituições interagem e se complementam multuamente para oferecer o Atentimento Educacional Especializado (AEE).
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