DIAGNÓSTICO BIOPISICOSSOCIAL PARA A OFERTA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

UMA DISCUSSÃO POSSÍVEL

Autores

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Modelo Biopsicossocial. Atentimento Educacional Especializado.

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais ainda é um tabu em muitas instituições de ensino devido a vários fatores, como a falta de formação continuada específica, desatualização do projeto político pedagógico, ausência de adaptações infraestruturais, etc. Sendo assim, este estudo bibliográfico de abordagem qualitativa busca apresentar a plausibilidade do Modelo Biopsicossocial para a promoção de uma educação inclusiva mais efetiva. Além disso, apresenta uma proposta metodológica denominada “diagnóstico biopsicossocial” que pode auxiliar as escolas a se posicionarem frente às eventuais demandas de inclusão nos processos pedagógicos a partir de uma perspectiva sistêmica, em que vários sujeitos e instituições interagem e se complementam multuamente para oferecer o Atentimento Educacional Especializado (AEE).

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Biografia do Autor

Rebeca Ferreira Carvalho, Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida Cáceres/MT

É professora da Educação Básica, Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida localizada na fronteira Brasil/Bolívia, município de Cáceres. Tem Licenciatura em Letras, Pedagogia, Filosofia e Sociologia; Especialização em Educação do Campo-Saberes e Fazeres da Terra e em Planejamento Educacional. É mestra em Educação Inclusiva – Mestrado Profissional em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

21/12/2022

Como Citar

Carvalho, R. F. (2022). DIAGNÓSTICO BIOPISICOSSOCIAL PARA A OFERTA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: : UMA DISCUSSÃO POSSÍVEL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/10646