ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE EM AULAS DE LITERATURA
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ABORDAGEM CTS NA ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10694Palavras-chave:
Ilhas interdisciplinares de racionalidade, Aulas de Literatura, AdaptaçãoResumo
O presente estudo abarca recorte de tese de doutorado que, entre seus objetivos específicos, buscou a aproximação entre Literatura e ciências, adaptando ilhas interdisciplinares de racionalidade – metodologia típica das ciências naturais – para aulas da disciplina de Literatura. Desse modo, apresenta-se e defende-se tal adaptação, tal qual o fato de que as aulas de Literatura podem ser promotoras de alfabetização científica e tecnológica, desde que excertos literários sejam apresentados por meio de abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Para tanto, este artigo empreende pesquisa bibliográfica sobre todos os termos citados (Literatura, alfabetização científica e tecnológica, perspectiva CTS e ilhas interdisciplinares de racionalidade) anteriormente à descrição de parte da pesquisa intervencionista conduzida para a elaboração do produto educacional da tese, a saber, aplicativo para telefones celulares, com sequências de aulas estruturadas em torno das ilhas interdisciplinares de racionalidade, para ser utilizado em aulas de Literatura. Com tudo isso, relata-se como as aproximações propostas mostraram-se possíveis, tal qual a adaptação da metodologia em questão.
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