ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE EM AULAS DE LITERATURA

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ABORDAGEM CTS NA ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10694

Palavras-chave:

Ilhas interdisciplinares de racionalidade, Aulas de Literatura, Adaptação

Resumo

O presente estudo abarca recorte de tese de doutorado que, entre seus objetivos específicos, buscou a aproximação entre Literatura e ciências, adaptando ilhas interdisciplinares de racionalidade – metodologia típica das ciências naturais – para aulas da disciplina de Literatura. Desse modo, apresenta-se e defende-se tal adaptação, tal qual o fato de que as aulas de Literatura podem ser promotoras de alfabetização científica e tecnológica, desde que excertos literários sejam apresentados por meio de abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Para tanto, este artigo empreende pesquisa bibliográfica sobre todos os termos citados (Literatura, alfabetização científica e tecnológica, perspectiva CTS e ilhas interdisciplinares de racionalidade) anteriormente à descrição de parte da pesquisa intervencionista conduzida para a elaboração do produto educacional da tese, a saber, aplicativo para telefones celulares, com sequências de aulas estruturadas em torno das ilhas interdisciplinares de racionalidade, para ser utilizado em aulas de Literatura. Com tudo isso, relata-se como as aproximações propostas mostraram-se possíveis, tal qual a adaptação da metodologia em questão.

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Biografia do Autor

Fernando Bruno Antonelli Benites, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia, Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, e Especialista em Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas e em Ensino de Filosofia e Sociologia, além de licenciado em Letras Português-Inglês e bacharel em Teologia. Docente em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Alessandra Dutra, Universidade Técnica Federal do Paraná -UTFPR

Graduada em Letras - Anglo com as respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN de 2013-2017. Foi coordenadora adjunta do PPGEN de 2017 a 2019. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia - PPGECT (Doutorado Acadêmico), de Ponta Grossa-PR.

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2000), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2003) e doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Professor Associado IV no DAENS da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR / Campus Ponta Grossa, professor do PPGECT - Mestrado e Doutorado. Coordenador do Doutorado do PPGECT. 

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Publicado

20/12/2023

Como Citar

Benites, F. B. A., Dutra, A., & Feisser Miquelin, A. (2023). ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE EM AULAS DE LITERATURA: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ABORDAGEM CTS NA ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EDUCACIONAL . Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 35–50. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10694