COMO SE ESCREVE A HISTÓRIA HOJE? Uma perspectiva de ensino-aprendizagem na rede pública paulista
A PERSPECTIVE OF TEACHING-LEARNING IN PUBLICO SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.11053Palabras clave:
Jornal digital., Ensino-aprendizagem., Disputas HistóricasResumen
Este estudo busca discutir e promover a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História, no ensino médio da rede pública do programa de escola integral no estado de São Paulo. Dentro dessas perspectivas, considera-se o Currículo de História para basear a trajetória pedagógica, o que justifica as pesquisas com os temas da Guerra Fria, Terceira República, e Revolução Cubana. Este artigo é resultado de duas propostas desenvolvidas em sala de aula nas terceiras séries A, B e C da Escola Nelson Nascimento Monteiro, no município de São José dos Campos. Os projetos foram, respectivamente, rotação por estações, feito em grupos de 5 e 6 alunos, e jornal digital feito em dupla, voltados para a abordagem das mídias digitais e das disputas das narrativas históricas.
Descargas
Referencias
ANDRADE, Fabiana V. Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática, Revista História Hoje, v. 7, nº 14, p. 172-195 – 2018.
BALLAROTTI, Carlos R. A Construção do mito de Tiradentes: de mártir republicano a herói cívico na atualidade, Antíteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 201-225.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, 2020, disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf acesso em: 9 de setembro, 2022
CAVALCANTI, Erinaldo V. História, narrativa e ensino: Diálogos, limites e possibilidades de uma reflexão teórica, Revista de História e Historiografia da Educação, v. 4 nº 10, 2020.
CHAGAS, Daniele. A tecnologia auxiliando no ensino de História. Trabalho de Graduação apresentado no curso de História, Universidade de Itajaí, 2016.
DIRETRIZES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL, 2011 disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf acesso em: 7 de setembro, 2022.
FAUSTINO Rosângela C. e GASPARIN, João L. A influência do positivismo e do historicismo na educação e no ensino de história, Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):157-166, 2001.
HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções - 1789 - 1848. Tradução Maria Tereza Teixeira; Marcos Prenchel, Ed. Paz e Terra, 2015.
LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: Debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 19, nº 38, p. 125-138. 1999.
LOPES, Kaike M. L. e MONTEIRO, Rafael B. AS TICS NO ENSINO DE HISTÓRIA – A EDUCAÇÃO EM CONFORMIDADE COM O MERCADO, Revista Latino-Americana de História Vol. 5, nº. 15 – Julho de 2016
MARÔPO Lidia, et al. Culturas digitais, crianças e jovens: Contributos das ciências da comunicação para a prática e a investigação em educação, Repositório Aberto, Culturas Digitais, 2021
NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Rev. Brasileira de História, v. 13, ed, 26 pp. 143-162, 1993.
VEYNE, Paul M. Como se escreve a História? Foucault revoluciona a História. Trad. Alda Baltar e Maria Auxiadora Kneipp ed. Brasilia, 1998
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Educação, Cultura e Sociedade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.