DIMENSÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL:

POLÍTICA EDUCACIONAL, INTERSETORIALIDADE E SEUS DESAFIOS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11215

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Política Educacional, Intersetorialidade

Resumo

Trata-se de uma reflexão teórica acerca dos desafios para consolidação da intersetorialidade na política de educação para o Ensino Fundamental. Com base em Almeida (2014); Monnerat e Souza (2010; 2011; 2014); Franco, Alves e Bonamino (2007); e Pereira (2014), utiliza-se como dispositivo para análise a compreensão contextualizada do Ensino Fundamental, em seus marcos legais, refletindo sobre os fatores sociais que afetam o rendimento e a permanência dos estudantes nessa etapa de ensino. O trabalho tem como suporte o referencial epistemológico-conceitual de autores que abordam o tema da intersetorialidade a partir da relação com os processos sociais, tendência que aparece em Almeida (2014), Monnerat e Souza (2010; 2011; 2014) e Pereira (2014). Para tanto, realiza-se uma discussão sobre a integração das políticas sociais, apontando a intersetorialidade como uma estratégia de potencialização dos resultados das políticas educacionais

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Biografia do Autor

Camila Bourguignon de Lima, UNICAMP

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com formação complementar (mobilidade acadêmica) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa-Portugal. 

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

Bourguignon de Lima, C. (2023). DIMENSÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: : POLÍTICA EDUCACIONAL, INTERSETORIALIDADE E SEUS DESAFIOS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 53–61. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11215