DIMENSÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL:
POLÍTICA EDUCACIONAL, INTERSETORIALIDADE E SEUS DESAFIOS
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https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11215Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Política Educacional, IntersetorialidadeResumo
Trata-se de uma reflexão teórica acerca dos desafios para consolidação da intersetorialidade na política de educação para o Ensino Fundamental. Com base em Almeida (2014); Monnerat e Souza (2010; 2011; 2014); Franco, Alves e Bonamino (2007); e Pereira (2014), utiliza-se como dispositivo para análise a compreensão contextualizada do Ensino Fundamental, em seus marcos legais, refletindo sobre os fatores sociais que afetam o rendimento e a permanência dos estudantes nessa etapa de ensino. O trabalho tem como suporte o referencial epistemológico-conceitual de autores que abordam o tema da intersetorialidade a partir da relação com os processos sociais, tendência que aparece em Almeida (2014), Monnerat e Souza (2010; 2011; 2014) e Pereira (2014). Para tanto, realiza-se uma discussão sobre a integração das políticas sociais, apontando a intersetorialidade como uma estratégia de potencialização dos resultados das políticas educacionais
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