HIERARQUIZAÇÃO E DESIGUALDADE NA FORMAÇÃO SUPERIOR? uma análise do bacharelado x licenciatura em ciências sociais na UERJ e UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12565Palavras-chave:
licenciatura, bacharelado, curso superior, formação, professor de sociologiaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa, originada de uma tese de doutoramento, com egressos dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A UFRJ adota novas delimitações para o modelo de licenciatura, enquanto a UERJ mantém o modelo “3+1”, onde licenciatura e bacharelado são integrados. A pesquisa explora questões centrais sobre os modelos de formação de professores de sociologia, as razões dos egressos para escolherem o curso de licenciatura em Ciências Sociais no ensino superior, e seus destinos profissionais, especialmente se estão atuando como professores de sociologia. Utilizando uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas e dados do CENSO do Ensino Superior e ENADE de 2017, os resultados indicam que a licenciatura possui baixo prestígio social, sendo desvalorizada tanto em políticas públicas quanto dentro das próprias universidades, o que afeta a formação e a inserção profissional dos egressos.
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