HIERARQUIZAÇÃO E DESIGUALDADE NA FORMAÇÃO SUPERIOR? uma análise do bacharelado x licenciatura em ciências sociais na UERJ e UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12565

Palavras-chave:

licenciatura, bacharelado, curso superior, formação, professor de sociologia

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa, originada de uma tese de doutoramento, com egressos dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A UFRJ adota novas delimitações para o modelo de licenciatura, enquanto a UERJ mantém o modelo “3+1”, onde licenciatura e bacharelado são integrados. A pesquisa explora questões centrais sobre os modelos de formação de professores de sociologia, as razões dos egressos para escolherem o curso de licenciatura em Ciências Sociais no ensino superior, e seus destinos profissionais, especialmente se estão atuando como professores de sociologia. Utilizando uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas e dados do CENSO do Ensino Superior e ENADE de 2017, os resultados indicam que a licenciatura possui baixo prestígio social, sendo desvalorizada tanto em políticas públicas quanto dentro das próprias universidades, o que afeta a formação e a inserção profissional dos egressos.

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Biografia do Autor

  • Vinicius Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

    Vinícius Carvalho Lima é Professor de Sociologia do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduado e licenciado em Ciências Sociais (IFCS), especialista em Ensino de Sociologia (FE) e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra a Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos (PEDH/IFRJ) e como pesquisador, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas em Educação (GIPPEd). Tem experiência em pesquisa nas área ensino de sociologia e sociologia urbana, atuando nas seguintes temáticas: ensino de sociologia, história e institucionalização da sociologia no Brasil, juventude, direitos humanos, ensino integrado e movimentos sociais.

  • Sara Esther Dias Zarucki Tabac, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/ MG

    Professora Adjunta de Sociologia da Educação e Ensino de Sociologia do Departamento de Ciências Humanas (DCH) no Instituto de Ciências Humanas e Letras ( ICHL) e do Programa de Pós - graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/ MG; Pós-doutora Sociologia na Universidade de Brasília (UnB- SOL) -2023. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- PPCIS UERJ (2021). Mestre e graduada (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais - PUC-Rio. Atuou como professora substituta de sociologia na Universidade de Brasília (2022) e de sociologia da educação na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Campus Caxias (2021-2022). Lecionou no ensino médio sociologia em escolas e instituições no Rio de Janeiro (2009 -2015). Publica artigos e capítulos de livros sobre a relação entre a Sociologia da Educação e Ensino de Sociologia. Tem como interesse os seguintes temas de pesquisa: desigualdades sociais e educacionais, ensino de sociologia, formação de professor de sociologia e estágio docente. É associada da ABECS - Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais e membra do conselho de comunicação da entidade. Contato: https://linktr.ee/sarazarucki 

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Publicado

03/03/2025

Como Citar

Carvalho Lima, V., & Esther Dias Zarucki Tabac, S. . (2025). HIERARQUIZAÇÃO E DESIGUALDADE NA FORMAÇÃO SUPERIOR? uma análise do bacharelado x licenciatura em ciências sociais na UERJ e UFRJ. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 115-127. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12565