TRAJETÓRIA DE PRIVAÇÃO DA LIBERDADE DOS ADOLESCENTES DO CEI/SINOP/MT TRANSFERIDOS PARA O CENTRO SOCIOEDUCATIVO EM CUIABÁ/MT: UMA ANÁLISE DE SUA SUBJETIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12584

Palavras-chave:

Adolescentes, privação de liberdade, políticas públicas

Resumo

Este artigo investiga as trajetórias de privação de liberdade de adolescentes do CEI (Centro Especial de Internação) em Sinop/MT, que foram transferidos para o Centro Socioeducativo em Cuiabá/MT. A pesquisa foi desenvolvida por meio de narrativas e depoimentos dos adolescentes, buscando entender seus valores, culturas e percepções de liberdade e privação. Para tanto, inicia-se com a compreensão do cenário onde se deu sua internação (Sinop/MT), anterior à transferência para Cuiabá/MT. Posteriormente, discute sua trajetória de privação de liberdade, bem como os desafios, no contexto do Centro Socioeducativo. A pesquisa concentra-se nas teorias que abordam temas: vulnerabilidade social e exclusão; igualdade e liberdade; privações de liberdade e políticas públicas para adolescentes. Por meio de entrevistas, o estudo assinala as trajetórias desses jovens para discutir como eles, e a sociedade, constroem um caminho de possibilidades e impossibilidades diante da constituição de políticas públicas voltadas para os processos de inclusão social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Pereira de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( IESP/UERJ). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ( UNISINOS). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso(UNEMAT). Especialização em Planejamento Educacional e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Cuiabá(UNIC). Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem( FACHLIN) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)- Campus Sinop- MT. Pesquisadora membro do grupo de pesquisa Rede de pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH). Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Africanidades, Diáspora e População Negra (ENCRESPAR) da Unemat Campus de Sinop. Coordena o projeto Alfabetização e Letramento-UNEMAT/ FAPEMAT. Membro do projeto de pesquisa Ação afirmativa no Brasil: reconfigurações do ensino superior no século XXI. Professora no polo da Unemat, Campus de Sinop do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional(PROFSOCIO). Atua com os temas: políticas de educação básica , políticas públicas comparadas, metodologia de ensino e formação docente.

  • Evandro José Heck, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Sinop/MT

    Mestrando de Sociologia na Universidade do Estado do Mato Grosso(UNEMAT) na linha de pesquisa Práticas de Ensino de Conteúdos Curriculares. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1999) no Rio Grande do Sul. Especialização em Politicas Sociais realizado pelo Instituto Cuiabano de Educação no ano de 2005. Obteve a segunda graduação em Pedagogia no ano de 2020 em Sinop/MT. Atualmente é professor concursado história 38 horas - Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Sinop/MT. Tem experiência na área de História, Filosofia, Sociologia, Pedagogia

  • Renata Lucia Maluf, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) - Juara/MT

    Mestranda de Sociologia PROFSOCIO - Mestrado em Rede Nacional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa Práticas de ensino e conteúdos curriculares. Especialista em Formação Docente: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial - Faveni (2021). Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT (2010). Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) exercendo a docência na Escola Estadual de Tempo Integral Daury Riva em Juara/MT. Integra o projeto Alfabetização e Letramento na UNEMAT.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: Desafios para políticas públicas: Brasília: Unesco, Bid, 2002.

ABRAMOVAY, Miriam (Org.). Estar no papel. Cartas dos jovens do ensino médio. Brasília: UNESCO, INEP/MEC, 2005.

ADORNO, Sérgio. Violência e civilização. In: TAVARES DOS SANTOS, J.V. e GUGLIANO, A.A. (Org.). A sociologia para o século XXI. Minas Gerais. Editora Universidade Católica de Pelotas, 1999.

BASTO, Ruth (Org.). Adolescência, violência e a lei. Cia de Freud: Vitória, ES,2007. 315p.

BASTOS, Louise Mara Soares. Cidades nômades e(m) subjetivações: pesquisa(dora) e vendedorxs ambulantes e Feiras e Santanas e educação. 2018. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.

BAUER, Martin W; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.

BOBBIO, Norberto. Igualdade y libertad. Barcelona: Paidós, 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Editora Atual, 2000. Brasília. Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas. 2000. 370 p.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Secretaria Especial de Direitos Humanos/Presidência da República, 2004.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento: Dilemas da justiça na era pós – socialista. In: SOUZA, Jessé. Democracia hoje: Novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília, 2001. 480p.

GONZÁLEZ, Rodrigo Stumpf. Criança também é gente: A trajetória brasileira na luta pelo respeito dos direitos humanos da infância e juventude. In: PIRES, Cecília Pinto (Org.). Direitos humanos, pobreza e exclusão. Adunisinos, São Leopoldo/RS, Brasil, 2000.

GUARESCHI, Neuza; COMUNELLO, Luciele Nardi; NARDINI, Milena; HOENISCH, Júlio César. Problematizando as práticas psicológicas no modo de entender a violência. In: STREY, Marlene N. (Org); AZAMBUJA, Mariana Porto Ruwer de; JAEGER, Fernanda Pires. Violência, gênero e políticas públicas. Ed: EDIPUCRS, Porto Alegre. 2004. p. 180. Disponível em:. Acesso em 4 jun. 2007.

KANT, I. Crítica da razão pura. 4ª ed. Prefácio à tradução portuguesa, introdução e notas: Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997, p.30.

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Cultura da violência e o medo do outro: observações sobre medos, violência e juventude no brasil atual. Revista de Antropologia Experimental. João Pessoa: n. 4, 2004.

MERHY, Emerson Elias. O trabalho em saúde: olhando e experienciando o Sus no cotidiano: O debate no campo da saúde coletiva. São Paulo: Editora Hucitec, 4ª ed. 2007

Downloads

Publicado

03/03/2025

Como Citar

Carvalho, S. P. de, Heck, E. J., & Maluf, R. L. (2025). TRAJETÓRIA DE PRIVAÇÃO DA LIBERDADE DOS ADOLESCENTES DO CEI/SINOP/MT TRANSFERIDOS PARA O CENTRO SOCIOEDUCATIVO EM CUIABÁ/MT: UMA ANÁLISE DE SUA SUBJETIVIDADE. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 44-55. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12584