TRAJECTORY OF LIBERTY DEPRIVATION OF TEENAGERS FROM CEI/SINOP/MT TRANSFERRED TO THE SOCIO-EDUCATIONAL CENTER IN CUIABÁ/MT: AN ANALYSIS OF ITS SUBJECTIVITY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12584

Keywords:

Teenagers, liberty deprivation, public policies.

Abstract

This article investigates the trajectories of liberty deprivation of teenagers from the CEI in Sinop/MT, who were transferred to the Socio-educational Center in Cuiabá/MT. The research is developed through narratives and statements from teenagers, seeking to understand their values, cultures and perceptions of freedom and deprivation. Therefore, it begins with an understanding of the scenario where their detention took place (Sinop/MT), prior to his transfer to Cuiabá/MT. Subsequently, it discusses their trajectory of deprivation of liberty, as well as their challenges, in the context of the Socio-educational Center. The research focuses on theories that cover discussions on the topics: social vulnerability and exclusion; equality and freedom; liberty deprivations and public policies for teenagers. Through the use of interviews, the study highlights their trajectories, to discuss how these teenagers and the society build a path of possibilities and impossibilities, given the constitution of public policies for social inclusion processes.

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Author Biographies

  • Sandra Pereira de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( IESP/UERJ). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ( UNISINOS). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso(UNEMAT). Especialização em Planejamento Educacional e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Cuiabá(UNIC). Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem( FACHLIN) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)- Campus Sinop- MT. Pesquisadora membro do grupo de pesquisa Rede de pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH). Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Africanidades, Diáspora e População Negra (ENCRESPAR) da Unemat Campus de Sinop. Coordena o projeto Alfabetização e Letramento-UNEMAT/ FAPEMAT. Membro do projeto de pesquisa Ação afirmativa no Brasil: reconfigurações do ensino superior no século XXI. Professora no polo da Unemat, Campus de Sinop do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional(PROFSOCIO). Atua com os temas: políticas de educação básica , políticas públicas comparadas, metodologia de ensino e formação docente.

  • Evandro José Heck, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Sinop/MT

    Mestrando de Sociologia na Universidade do Estado do Mato Grosso(UNEMAT) na linha de pesquisa Práticas de Ensino de Conteúdos Curriculares. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1999) no Rio Grande do Sul. Especialização em Politicas Sociais realizado pelo Instituto Cuiabano de Educação no ano de 2005. Obteve a segunda graduação em Pedagogia no ano de 2020 em Sinop/MT. Atualmente é professor concursado história 38 horas - Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Sinop/MT. Tem experiência na área de História, Filosofia, Sociologia, Pedagogia

  • Renata Lucia Maluf, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) - Juara/MT

    Mestranda de Sociologia PROFSOCIO - Mestrado em Rede Nacional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa Práticas de ensino e conteúdos curriculares. Especialista em Formação Docente: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial - Faveni (2021). Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT (2010). Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) exercendo a docência na Escola Estadual de Tempo Integral Daury Riva em Juara/MT. Integra o projeto Alfabetização e Letramento na UNEMAT.

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Published

2025-03-03

How to Cite

Carvalho, S. P. de, Heck, E. J., & Maluf, R. L. (2025). TRAJECTORY OF LIBERTY DEPRIVATION OF TEENAGERS FROM CEI/SINOP/MT TRANSFERRED TO THE SOCIO-EDUCATIONAL CENTER IN CUIABÁ/MT: AN ANALYSIS OF ITS SUBJECTIVITY. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 44-55. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12584