A CRUEL PEDAGOGIA DO VÍRUS: a necropolítica que transpassa os corpos, estudos sobre classe, raça, gênero e interseccionalidades no Brasil (2020-2023)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12585Palavras-chave:
Projeto de Leitura. Interseccionalidade. Interdisciplinaridade. Ensino de Sociologia. Pandemia.Resumo
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento do Projeto de leitura interdisciplinar, intitulado: A cruel pedagogia do vírus: a necropolítica que transpassa os corpos, estudos sobre classe, raça, gênero e coronavírus no Brasil (2020-2023). Esse projeto, começou a ser realizado no ano de 2021, durante o isolamento social e as aulas ocorriam no modelo remoto, para alunos do ensino médio, numa escola técnica integral da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Norte, denominado Centro de Educação Profissional – CEEP Professora Djanira Brasilino de Souza. O intuito do projeto é primeiro, inserir um debate sobre classe, raça e gênero para os alunos do ensino médio, através de livros de pensadores brasileiros, pretos, mulheres prioritariamente, que fazem um diálogo interseccional, para proporcionar aos alunos fundamentos teóricos que lhes permitam refletir, debater e explicar determinados fenômenos sociais que estão sendo vivenciados e que marcam profundamente a vida deles. Segundo, desenvolver a interdicisplinaridade dos conhecimento a partir da disciplina de Sociologia, através das leitura e com diferentes autores que dialogam sobre temas comuns, bem como esses conhecimentos podem ser utilizados ou revisados em outras disciplinas da grade curricular, especialmente, das ciências humanas.
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Referências
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