MEU QUINTAL, MEU MUNDO! Uma aproximação dos saberes matemáticos e das vivências familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.12807

Palavras-chave:

Educação Matemática. Família. Quintal

Resumo

Neste artigo exploramos o conhecimento dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, situada em Alto Araguaia – MT, a partir da maneira como eles percebem e utilizam o quintal de suas residências. Considerando a relevância da matemática no processo de ensino-aprendizagem, decidimos direcionar nosso foco para o quintal, um espaço ao ar livre que, comumente, está localizado nos fundos das casas, onde os indivíduos podem desfrutar da natureza, cultivar plantas, realizar churrascos e relaxar. O objetivo foi entender como as crianças aplicam conceitos provenientes da educação matemática para interpretar e organizar seus quintais. Assim, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa e etnográfica com o uso de guias de entrevistas, rodas de conversa e atividades em sala de aula, fundamentadas nas observações dos quintais e nas discussões realizadas. Os sujeitos da pesquisa incluíram pais e alunos do 5º ano do ensino fundamental. Na análise dos dados, adotamos uma abordagem interpretativa, buscando compreender a conexão entre os conhecimentos matemáticos e as práticas das crianças em seus quintais. Os resultados indicaram que existem inúmeras oportunidades para que as crianças aprendam matemática por meio das diversas experiências vivenciadas em seus quintais ou em espaços similares. Ainda, elas adquirem conhecimentos matemáticos de maneira significativa ao interagir com o quintal, sendo esses essenciais para o desenvolvimento integral, pois proporcionam oportunidades de aprendizado prático e experiências enriquecedoras.

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Biografia do Autor

  • Olívia Aparecida Gomes França Christel, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2008) e Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, suas respectivas Literaturas e Língua Inglesa (2009). Possui graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010). Mestra em Ciências e Matemática pela Unemat – Barra do Bugres (2024). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia. Atualmente é professora efetiva de Pedagogia da rede municipal de ensino.

  • Adailton Alves da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT (1997), Especialização em História da Matemática pela UNEMAT (2002), Especialização em Educação Escolar Indígena pela UNEMAT (2004), mestrado (2006) e doutorado (2013) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e é efetivo na Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat e lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológica do Campus de Barra do Bugres-MT. Tem experiência e atua nas áreas de Ensino de Matemática, Formação de Professores de Matemática, Etnomatemática e Educação Escolar Indígena. Atualmente é professor do Curso de Matemática, do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UNEMAT), professor e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultura (PPGECII/UNEMAT) e Diretor de Gestão de Educação Indígena na PROEG.

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Publicado

31/07/2025

Como Citar

GOMES FRANÇA CHRISTEL, O. A., & Alves da Silva, A. . (2025). MEU QUINTAL, MEU MUNDO! Uma aproximação dos saberes matemáticos e das vivências familiares. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 69-81. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.12807