MEU QUINTAL, MEU MUNDO! Uma aproximação dos saberes matemáticos e das vivências familiares
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.12807Palavras-chave:
Educação Matemática. Família. QuintalResumo
Neste artigo exploramos o conhecimento dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, situada em Alto Araguaia – MT, a partir da maneira como eles percebem e utilizam o quintal de suas residências. Considerando a relevância da matemática no processo de ensino-aprendizagem, decidimos direcionar nosso foco para o quintal, um espaço ao ar livre que, comumente, está localizado nos fundos das casas, onde os indivíduos podem desfrutar da natureza, cultivar plantas, realizar churrascos e relaxar. O objetivo foi entender como as crianças aplicam conceitos provenientes da educação matemática para interpretar e organizar seus quintais. Assim, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa e etnográfica com o uso de guias de entrevistas, rodas de conversa e atividades em sala de aula, fundamentadas nas observações dos quintais e nas discussões realizadas. Os sujeitos da pesquisa incluíram pais e alunos do 5º ano do ensino fundamental. Na análise dos dados, adotamos uma abordagem interpretativa, buscando compreender a conexão entre os conhecimentos matemáticos e as práticas das crianças em seus quintais. Os resultados indicaram que existem inúmeras oportunidades para que as crianças aprendam matemática por meio das diversas experiências vivenciadas em seus quintais ou em espaços similares. Ainda, elas adquirem conhecimentos matemáticos de maneira significativa ao interagir com o quintal, sendo esses essenciais para o desenvolvimento integral, pois proporcionam oportunidades de aprendizado prático e experiências enriquecedoras.
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