O PROJETO DE VIDA, OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO E O NEOLIBERALISMO: Uma revisão crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12920

Palavras-chave:

Educação Alternativa, Emancipação Social, Educação Convencional, Projeto de Vida

Resumo

O presente artigo realiza uma pesquisa bibliográfica que investiga a influência do neoliberalismo e da emancipação na educação formal e não formal no Brasil, com foco na implementação do Projeto de Vida. O objetivo foi analisar como o Projeto de Vida teve sua concepção e acabou implementado nesses contextos educacionais, buscando compreender se atua como um instrumento de controle neoliberal ou como uma ferramenta de emancipação. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a revisão de literatura e análise de documentos oficiais, legislações e materiais de instituições educacionais e organizações da sociedade civil. Os resultados indicam que a disciplina e o componente curricular Projeto de Vida possuem um significativo potencial para articular a educação formal e não formal, configurando-se como um elemento integrador capaz de promover uma formação integral e consciente. Essa proposta, ao alinhar-se às demandas comunitárias e ao desenvolvimento social, evidencia a complementaridade dessas modalidades educacionais, favorecendo uma formação humana omnilateral, condizente com os desafios contemporâneos.

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Biografia do Autor

  • Gelson Thiago Correia Leite , Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Cuiabá(2019). Atualmente é psicólogo da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Está a partir de 2024 como pós-graduando de mestrado profissionalizante pelo ProfEPT (Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica), na Comissão Acadêmica Local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá- Cel. Octayde Jorge da Silva.

  • André Luiz Amorim da Fonseca, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Engenharia Elétrica (2010) e mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental (2012) pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012), MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IMP / FAUC (2014) e Doutorado em Engenharia Urbana (PPGEU) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2022) com tese indicada pelo programa ao prêmio CAPES de teses de doutorado do ano de 2022, trabalhando na linha de Urbanismo, área temática de Cidades Inteligentes, mais especificamente em Cidades, Redes Elétricas e Edificações Inteligentes, Gerenciamento pelo lado da demanda e conforto térmico. Professor de carreira EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Orientador no Mestrado Profissional Stricto Sensu no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (em rede pelo IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo), Comissão Acadêmica Local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no Campus Cuiabá- Cel. Octayde Jorge da Silva (IFMT-CBA-COJS).

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Leite, G. T. C. L., & Fonseca, A. L. A. da . (2024). O PROJETO DE VIDA, OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO E O NEOLIBERALISMO: Uma revisão crítica. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 161-172. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2 (Especial).12920