O PROJETO DE VIDA, OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO E O NEOLIBERALISMO: Uma revisão crítica
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12920Palavras-chave:
Educação Alternativa, Emancipação Social, Educação Convencional, Projeto de VidaResumo
O presente artigo realiza uma pesquisa bibliográfica que investiga a influência do neoliberalismo e da emancipação na educação formal e não formal no Brasil, com foco na implementação do Projeto de Vida. O objetivo foi analisar como o Projeto de Vida teve sua concepção e acabou implementado nesses contextos educacionais, buscando compreender se atua como um instrumento de controle neoliberal ou como uma ferramenta de emancipação. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a revisão de literatura e análise de documentos oficiais, legislações e materiais de instituições educacionais e organizações da sociedade civil. Os resultados indicam que a disciplina e o componente curricular Projeto de Vida possuem um significativo potencial para articular a educação formal e não formal, configurando-se como um elemento integrador capaz de promover uma formação integral e consciente. Essa proposta, ao alinhar-se às demandas comunitárias e ao desenvolvimento social, evidencia a complementaridade dessas modalidades educacionais, favorecendo uma formação humana omnilateral, condizente com os desafios contemporâneos.
Downloads
Referências
ACUNA, J. T. Desenvolvimento de autoconhecimento e projeto de vida na Orientação Vocacional: um relato de caso. Nova Perspectiva Sistêmica, [s. l.], v. 29, n. 68, p. 91–104, 2021.
ADAM, J. M. Identity and Biographical Construction and Life Project: Perspectives according to High School Students in Brazil. Proceedings of The International Conference on Future of Teaching and Education, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 88–96, 2023.
ALVES, M. Z.; DAYRELL, J. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 41, n. 2, p. 375–390, 2015.
ALVES, M. M. S.; SANTOS, W. L.; OLIVEIRA, E. S. D. Diversidade cultural versus homogeneização: um olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular e suas implicações na Educação Básica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [s. l.], p. 181–191, 2020.
ARAUJO, G. C. D. FEDERALISMO COOPERATIVO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: 30 ANOS DE OMISSÕES E AMBIVALÊNCIAS. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 39, n. 145, p. 908–927, 2018.
BARBOSA, L. L.; COLARES, M. L. I. S. REFORMA DO ENSINO MÉDIO: desafios e possibilidades da educação integral. Cadernos de Pesquisa, [s. l.], v. 26, n. 2, p. 295, 2019.
BRANDÃO, C. R.; FAGUNDES, M. C. V. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, [s. l.], n. 61, p. 89–106, 2016.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. [S. l.], 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 set. 2024.
BRASIL. LEI No 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 1 ago. 2024.
BRASIL. LEI No 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. [S. l.: s. n.], [s. d.]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 18 ago. 2024.
BRAZOROTTO, C. M.; SOARES, M. S.; ABREU, C. B. D. M. Ensino médio integrado no Instituto Federal de São Paulo: rumo à formação humana integral?. Temas & Matizes, [s. l.], v. 17, n. 28, p. 1–27, 2023.
BRITO, R. D. S.; PRADO, J. R.; NUNES, C. P. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1990. Revista Temas em Educação, [s. l.], v. 28, n. 1, p. 02, 2019.
CABRAL, L. M.; JORDÃO, R. D. S. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CIÊNCIAS E MULTICULTURALISMO. Revista e-Curriculum, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 111–136, 2020.
CAETANO, A. F. R.; MORAES, E. H. D.; FREIRE, T. B. Educação Capitalista: um produto rentável na sociedade contemporânea. Revista Gestão & Políticas Públicas, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 217–234, 2019.
CARLOS, N. L.; CAVALCANTE, I.; NETA, O. A EDUCAÇÃO NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR: O ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE E SUAS CONTRADIÇÕES (1964-1985). Revista Trabalho Necessário, [s. l.], v. 16, n. 30, 2018. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/10088. Acesso em: 15 set. 2024.
CARMO, M. M. D.; MENEZES, K. M. Espaço de educação não formal: um campo de ação que potencializa a educação formal. Brazilian Journal of Development, [s. l.], v. 6, n. 7, p. 50597–50608, 2020.
CARNEIRO, R. D. K.; GENTILINI, J. A. Base Curricular Nacional: reflexões sobre autonomia escolar e o Projeto Político-Pedagógico. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [s. l.], v. 33, n. 2, p. 323, 2017.
CARUSO, L. A. C.; POSTHUMA, A. C. SUBSÍDIOS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE NO BRASIL. Boletim Mercado de Trabalho, [s. l.], n. 70, p. 123–135, 2020.
COSTA, M. F.; MUELLER, R. R. AS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL: ANTAGONISMOS, PROJETOS EM DISPUTA E DESDOBRAMENTOS. Criar Educação, [s. l.], v. 9, n. 3, p. 118, 2020.
COSTA, C. S. D. S.; ALBERTO, M. D. F. P. PROJETOS DE VIDA DE JOVENS EGRESSOS DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. Psicologia & Sociedade, [s. l.], v. 33, p. e221808, 2021.
CURY, C. R. J. A Educação Básica no Brasil. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 23, n. 80, p. 168–200, 2002.
DIAS, E. R. de A. et al. A JUVENTUDE DO ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA ATRAVÉS DE METODOLOGIA ABP. Revista Sociedade Científica, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 3194–3216, 2024.
DIB, C. Z. Formal, non-formal and informal education: concepts/applicability. In: AIP CONFERENCE PROCEEDINGS VOLUME 173, 1988. AIP Conference Proceedings. [S. l.]: AIP, 1988. p. 300–315. Disponível em: https://pubs.aip.org/aip/acp/article/173/1/300-315/884839. Acesso em: 15 set. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
FRIGOTTO, G. Educação e a qualificação de Jovens e Adultos pouco Escolarizados: promessa integradora num tempo histórico de produção destrutiva. Perspectiva, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 389–404, 2013.
FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, [s. l.], v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015.
GADOTTI, M. Qualidade na educação: una nova abordagem. [S. l.]: Ed,l, 2010. (Cadernos de formação).
GHANEM, E. Educação e participação no Brasil: um retrato aproximativo de trabalhos entre 1995 e 2003. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 30, n. 1, p. 161–188, 2004.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOHN, M. D. G. Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Saúde e Sociedade, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 20–31, 2004.
GOHN, M. da G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [s. l.], v. 14, p. 27–38, 2006.
GOMES, M. A. D. O.; COLARES, M. L. I. S. A educação em tempos de neoliberalismo: dilemas e possibilidades. Acta Scientiarum. Education, [s. l.], v. 34, n. 2, p. 281–280, 2012.
GUIMARÃES, G. T. D.; GASPAROTTO, G. P. Política de Educação Mercantilizada: quais os seus rumos? / Commodified education: what are the directions?. Textos & Contextos (Porto Alegre), [s. l.], v. 14, n. 1, p. 132, 2015.
LARANJEIRA, D. H. P.; TEIXEIRA, A. M. F. Vida de jovens: educação não-formal e inserção socioprofissional no subúrbio. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 13, n. 37, p. 22–34, 2008.
LIMA, L. C. Sobre a educação cultural e ético-política dos professores. Educar em Revista, [s. l.], n. 61, p. 143–156, 2016.
KLEIN, A. M.; ARANTES, V. A. Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Educação & Realidade, [s. l.], v. 41, n. 1, p. 135–154, 2016.
KUHN, L. O.; UZIEL, A. P. Projeto de Vida em Planos Individuais de Atendimento no Contexto Socioeducativo. Revista Polis e Psique, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 130–152, 2022.
MACÊDO, O. J. V.; ALBERTO, M. D. F. P. O sentido da formação profissional no contexto da aprendizagem. Estudos de Psicologia (Natal), [s. l.], v. 17, n. 2, p. 223–232, 2012.
MARANHAO, C. M. S. D. A.; GOUVEIA, P. N.; SANTOS, F. C. P. A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 3, 2017.
MAZZARDO, A. L. D. L.; CORTE, M. G. D.; COSTA, J. M. D. Projeto de vida: uma proposta democrática-participativa para as juventudes do Ensino Médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [s. l.], p. 749–760, 2021.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NEVES, L. M. W.; PRONKO, M. A. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro, Brazil: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fiocruz, Ministério da Saúde, 2008.
NEZ, E. D.; ALMEIDA, C. B.; SILVA, M. R. A. D. Conselho municipal de educação: participação e monitoramento do plano nacional de educação. LAPLAGE EM REVISTA, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 44–56, 2019.
OLIVEIRA, R. P. D. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 30, n. 108, p. 739–760, 2009.
ORRÚ, S. E. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: À CONTRAMÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM INOVADORES E INCLUSIVOS. Revista Tempos e Espaços em Educação, [s. l.], v. 11, n. 25, p. 139–152, 2018.
OSINSKI, D. R. B.; OLIVEIRA, M. A. T. D. Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. Educar em Revista, [s. l.], v. 35, n. 73, p. 7–13, 2019.
PALUDO, C. Educação popular como resistência e emancipação humana. Cadernos CEDES, [s. l.], v. 35, n. 96, p. 219–238, 2015.
PÁTARO, C. S. D. O.; ARANTES, V. A. A dimensão afetiva dos projetos vitais: um estudo com jovens paranaenses. Psicologia em Estudo, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 145–156, 2014.
PEREIRA SIMÕES, R. M. et al. Promoção do bem-estar em adolescentes: contributos do projeto +Contigo. Portuguese Journal of Public Health, [s. l.], v. 36, n. 1, p. 41–49, 2018
PERONI, V. M. V.; OLIVEIRA, R. T. C. D.; FERNANDES, M. D. E. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 30, n. 108, p. 761–778, 2009.
RIBEIRO, R. A. D. S.; FERREIRA, R. I.; CARVALHO, S. A. S. Implicações da educação integral no contexto atual. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [s. l.], p. 68–81, 2022.
ROCHA, L. P.; LIMA, M. C. P. A Juventude En-Cena na Escola: a educação no encontro com a cidade. Educação & Realidade, [s. l.], v. 46, n. 1, p. e109163, 2021.
ROCKENBACH, C. W.; FRANQUI, L. H. T. AS CIDADES QUE EDUCAM: ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAIS COMO ALTERNATIVA PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PROTAGONISTAS RESPONSÁVEIS. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, [s. l.], v. 7, n. 10, p. 76, 2017.
SILVA, A. S. D.; DA SILVA JÚNIOR, F. E. EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: a pedagogia do desaprender a aprender. Linha Mestra, [s. l.], v. 15, n. 44, p. 160–168, 2021.
SILVA, L. R. B. D.; ARAUJO, G. C. Currículo, BNCC e Base Nacional Comum de Formação de Professores. Revista de Educação ANEC, [s. l.], v. 47, n. 160, p. 46–64, 2019.
SILVA, M. A. M. D.; DANZA, H. C. PROJETO DE VIDA E IDENTIDADE: ARTICULAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Educação em Revista, [s. l.], v. 38, p. e35845, 2022.
SILVA, R. R.; ESTORMOVSKI, R. C. Projetos de vida e a fabricação de subjetividades monetizáveis. Revista Espaço Pedagógico, [s. l.], v. 30, p. e14363, 2023.
SIRIANI, F. F.; GRANDINO, P. J. Juventude em desenvolvimento: As experiências formativas e a construção de Projeto de Vida. Revista de Ciências da Educação, [s. l.], p. 79–98, 2018.
SOBRINHO, J. Educação superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [s. l.], v. 18, n. 1, p. 107–126, 2013.
TARDELI, D. D.; ARANTES, V. A. AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES. Psicologia Escolar e Educacional, [s. l.], v. 25, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100326&tlng=pt. Acesso em: 16 set. 2024.
VIEIRA, G. P.; DELLAZZANA-ZANON, L. L. Projetos de Vida na Adolescência: uma Revisão Sistemática da Literatura. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 1–12, 2020.
VELHO, M. T. A. D. C.; QUINTANA, A. M.; ROSSI, A. G. Adolescência, autonomia e pesquisa em seres humanos. Revista Bioética, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 76–84, 2014.
VENERA, R. A. S. Sentidos da educação cidadã no Brasil. Educar em Revista, [s. l.], n. 34, p. 231–240, 2009.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
WANZELER, G. O. R.; PRATES, A. E. ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL E O ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO DE MINAS GERAIS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 1, n. 16, p. e8568, 2019.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação, Cultura e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.