DA CNI AO SISTEMA “S” - O PENSAMENTO HEGEMÔNICO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12921

Palavras-chave:

EPT, Burguesia industrial brasileira, Hegemonia industrial, CNI

Resumo

O presente artigo trata-se uma pesquisa bibliográfica que investiga a obra da área de ensino, fundamentada na Tese de doutorado de José dos Santos Rodrigues, UNICAMP, 1997, com recorte para a Educação Profissional e Tecnológica. Tem como objetivo identificar e analisar o pensamento pedagógico da burguesia industrial brasileira, a partir das propostas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ao longo de seus primeiros 60 anos de existência e como ela continuou a se estruturar e expandir seus domínios nos anos que sucederam.s procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa Bibliográfica. A análise permite entender a CNI como o “príncipe industrial”, a fração mais importante do partido ideológico da burguesia brasileira, usando conceitos como padrão de acumulação fordista e flexível para rastrear o pensamento pedagógico da CNI. Os princípios teóricos que respaldam a investigação versam sobre pensamento pedagógico da burguesia industrial brasileira, destacando a evolução das concepções pedagógicas da CNI ao longo do tempo e sua relação com o contexto político e econômico do país. Os resultados alcançados indicam que em termos gerais o estudo enfatiza a importância de compreender as continuidades e rupturas das propostas educacionais da CNI, superando a ausência de análise histórica do processo de construção dessas concepções. Para garantir a hegemonia educacional industrial e CNI, se baseia em uma tríade educacional: SENAI, SESI e IEL.

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Biografia do Autor

  • Ângela Fátima da Rocha, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT (1993), Mestrado Stricto Sensu em Engenharia Geotécnica pela Universidade de São Paulo USP/EESC (1996) e doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso IFMT, docente e pesquisadora permanente do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT do IFMT. Participante do Grupo de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica GPET. 

  • Odilson Sebastião da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1997) e pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Faculdades Integradas Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas, mantidas pelo ICE - Instituto Cuiabano de Educação. Tem experiência em Intervenções Pedagógicas, com ênfase em dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental. A experiência profissional incorpora o uso da biblioteca física e virtual na promoção interventiva frente a consolidação da alfabetização e multiletramentos. Atualmente é professor efetivo da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Rocha, Ângela . . F. da, & Odilson Sebastião da, S. (2024). DA CNI AO SISTEMA “S” - O PENSAMENTO HEGEMÔNICO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 104-112. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2 (Especial).12921