A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: uma análise crítica da dualidade econômica e social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12922

Palavras-chave:

Transformação Social, Formação Profissional

Resumo

A partir de 1930, o Brasil vivenciou uma mudança significativa no desenvolvimento econômico. O avanço da industrialização provocou uma demanda crescente por formação de mão de obra qualificada no país. Esse processo evidenciou a interrelação histórica entre trabalho e formação profissional, que deu origem a atual modalidade de ensino, denominada de Educação Profissional Tecnológica (EPT). Diante desse contexto, este artigo tem por objetivo compreender como as dinâmicas sociais e econômicas influenciam e são influenciadas pela educação e pela formação profissional no Brasil, a partir da análise da obra "Crítica à Razão Dualista / O Ornitorrinco", de Francisco de Oliveira (2003). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada nas contribuições de autores das bases conceituais da EPT, incluindo Antunes, Ciavatta, Frigotto, Neves e Pronko, além do próprio Oliveira. Os resultados indicam que o desenvolvimento histórico do trabalho e da educação profissional revelam um dualismo no âmbito econômico e educacional brasileiro. Ademais, a EPT se mostra como uma possível ferramenta de transformação social para os desafios da sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

  • Jarel Oliveira Pinheiro, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Acre; Especialização em Legislação Educacional pela Faculdade Campos Elíseos (2019). Atualmente é graduando em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT); mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); e membro do grupo de pesquisa organização e memórias em EPT. Atua como Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças.

  • Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos , Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP), 2014, Ilha Solteira, São Paulo, Brasil. Recebeu o título de Mestre em Ciência da Computação em 2002 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Especialista em Análise de Sistemas voltado para Negócios em 2000 e Especialista em Análise e Programação Orientada a Objeto em 1999, ambos pela Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Graduado em Ciência da Computação em 1997 pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Atuou na área acadêmica desde 1997 como professor, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (UNIC), Centro Universitário Cândido Rondon (UNIRONDON), Faculdade Católica Dom Aquino Corrêa (FAC), Faculdades Integradas de Cuiabá (FIC). Atuou de Janeiro/1999 até Novembro/2020 como Analista de TI da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação - MTI (Antigo CEPROMAT), Cuiabá, Mato Grosso. Desde 2008 é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), atualmente em regime de Dedicação Exclusiva. Coordenador do Grupo de Pesquisa NEEIR - Núcleo de Estudos em Educação e Interação Remota.

  • Juliana Saragiotto Silva, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), mestrado em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (2008), doutorado em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP (2014) e pós-doutorado em Bioinformática pelo Instituto de Biociências da USP (2017). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e analista de sistemas da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento de requisitos, mapeamento de processos, análise e projeto de sistemas. Além disso, por meio do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação da USP (BioComp-USP), realiza pesquisas na área de Informática para Biodiversidade, particularmente em torno de métricas de Análise de Redes Sociais e sua aplicação em Redes de Interação biológicas. Atualmente é docente permanente do mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do IFMT e membro do Grupo de Pesquisa em Ensino Técnico e Tecnológico (GPET), realizando pesquisas na área de Práticas Educativas em EPT. Também é representante de instituições-membro da região Centro-Oeste do Comitê de Governança do Saúde Planetária Brasil (SPBr) e Presidente da Associação Brasileira de Agroinformática - SBIAgro (2024-2025).

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Oliveira Pinheiro, J., Szezupior dos Santos , R. H., & Saragiotto Silva, J. (2024). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: uma análise crítica da dualidade econômica e social. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 92-103. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2 (Especial).12922