A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: uma análise crítica da dualidade econômica e social
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12922Palavras-chave:
Transformação Social, Formação ProfissionalResumo
A partir de 1930, o Brasil vivenciou uma mudança significativa no desenvolvimento econômico. O avanço da industrialização provocou uma demanda crescente por formação de mão de obra qualificada no país. Esse processo evidenciou a interrelação histórica entre trabalho e formação profissional, que deu origem a atual modalidade de ensino, denominada de Educação Profissional Tecnológica (EPT). Diante desse contexto, este artigo tem por objetivo compreender como as dinâmicas sociais e econômicas influenciam e são influenciadas pela educação e pela formação profissional no Brasil, a partir da análise da obra "Crítica à Razão Dualista / O Ornitorrinco", de Francisco de Oliveira (2003). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada nas contribuições de autores das bases conceituais da EPT, incluindo Antunes, Ciavatta, Frigotto, Neves e Pronko, além do próprio Oliveira. Os resultados indicam que o desenvolvimento histórico do trabalho e da educação profissional revelam um dualismo no âmbito econômico e educacional brasileiro. Ademais, a EPT se mostra como uma possível ferramenta de transformação social para os desafios da sociedade capitalista.
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