The Professional and Technological Education in Brazil: A Critical Analysis of Economic and Social Duality

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12922

Keywords:

Vocational Training, Dualism, Social Transformation

Abstract

From 1930, Brazil has experienced a significant shift in economic development. The advancement of industrialization led to an increasing demand for skilled labor training in the country. This process highlighted the historical interrelation between work and professional training, which resulted in the current form of education known as Technological Professional Education (TPE). Against this backdrop, this article aims to understand how social and economic dynamics influence and are influenced by education and professional training in Brazil, through the analysis of Francisco de Oliveira's work "Critique of Dualist Reason / The Platypus" (2003). This is a bibliographic research, supported by the contributions of authors from the conceptual foundations of TPE, including Antunes, Ciavatta, Frigotto, Neves, and Pronko, in addition to Oliveira himself. The findings indicate that the historical development of work and professional education reveals a dualism in the Brazilian economic and educational spheres. Furthermore, TPE emerges as a potential tool for social transformation to meet the challenges of capitalist society.

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Author Biographies

  • Jarel Oliveira Pinheiro, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Acre; Especialização em Legislação Educacional pela Faculdade Campos Elíseos (2019). Atualmente é graduando em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT); mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); e membro do grupo de pesquisa organização e memórias em EPT. Atua como Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças.

  • Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos , Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP), 2014, Ilha Solteira, São Paulo, Brasil. Recebeu o título de Mestre em Ciência da Computação em 2002 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Especialista em Análise de Sistemas voltado para Negócios em 2000 e Especialista em Análise e Programação Orientada a Objeto em 1999, ambos pela Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Graduado em Ciência da Computação em 1997 pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Atuou na área acadêmica desde 1997 como professor, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (UNIC), Centro Universitário Cândido Rondon (UNIRONDON), Faculdade Católica Dom Aquino Corrêa (FAC), Faculdades Integradas de Cuiabá (FIC). Atuou de Janeiro/1999 até Novembro/2020 como Analista de TI da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação - MTI (Antigo CEPROMAT), Cuiabá, Mato Grosso. Desde 2008 é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), atualmente em regime de Dedicação Exclusiva. Coordenador do Grupo de Pesquisa NEEIR - Núcleo de Estudos em Educação e Interação Remota.

  • Juliana Saragiotto Silva, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), mestrado em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (2008), doutorado em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP (2014) e pós-doutorado em Bioinformática pelo Instituto de Biociências da USP (2017). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e analista de sistemas da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento de requisitos, mapeamento de processos, análise e projeto de sistemas. Além disso, por meio do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação da USP (BioComp-USP), realiza pesquisas na área de Informática para Biodiversidade, particularmente em torno de métricas de Análise de Redes Sociais e sua aplicação em Redes de Interação biológicas. Atualmente é docente permanente do mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do IFMT e membro do Grupo de Pesquisa em Ensino Técnico e Tecnológico (GPET), realizando pesquisas na área de Práticas Educativas em EPT. Também é representante de instituições-membro da região Centro-Oeste do Comitê de Governança do Saúde Planetária Brasil (SPBr) e Presidente da Associação Brasileira de Agroinformática - SBIAgro (2024-2025).

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Published

2024-12-27

How to Cite

Oliveira Pinheiro, J., Szezupior dos Santos , R. H., & Saragiotto Silva, J. (2024). The Professional and Technological Education in Brazil: A Critical Analysis of Economic and Social Duality. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 92-103. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12922