MARCOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: o impacto do Educandário Agrícola Mato Grosso na formação de trabalhadores rurais (1943)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12926Palavras-chave:
História, Política, Educação, trabalhoResumo
O presente trabalho oferece uma pesquisa bibliográfica realizada na área de Educação com foco para a história da educação profissional e tecnológica no Estado de Mato Grosso e direcionadas para o trabalhador rural. O objetivo é analisar o contexto da criação do Educandário Agrícola Mato Grosso, atualmente, IFMT/Campus São Vicente-MT, em um recorte histórico que remete ao ano de 1943, data da sua fundação, e a sua relação com a forma de trabalho precária dos trabalhadores rurais existentes na época. Consiste, ainda, consultar obras literárias e artigos científicos que versam sobre esta temática. Os principais teóricos que desta pesquisa versam sobre os temas relacionados a história da educação profissional e tecnológica, ao trabalhador rural, a relação entre trabalho, educação e a formação para o trabalho simples. Os procedimentos metodológicos adotam a abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Os resultados alcançados indicam que a instalação do Educandário Agrícola Mato Grosso em 1943 foi um grande marco para a formação técnica e profissional dos trabalhadores do meio rural do Estado de Mato Grosso, haja vista que, por muito tempo, a região mantinha técnicas convencionais, em sua grande maioria, norteadas para as culturas extrativistas e com uso de técnicas rudimentares.
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