MARCOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: o impacto do Educandário Agrícola Mato Grosso na formação de trabalhadores rurais (1943)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12926

Palavras-chave:

História, Política, Educação, trabalho

Resumo

O presente trabalho oferece uma pesquisa bibliográfica realizada na área de Educação com foco para a história da educação profissional e tecnológica no Estado de Mato Grosso e direcionadas para o trabalhador rural. O objetivo é analisar o contexto da criação do Educandário Agrícola Mato Grosso, atualmente, IFMT/Campus São Vicente-MT, em um recorte histórico que remete ao ano de 1943, data da sua fundação, e a sua relação com a forma de trabalho precária dos trabalhadores rurais existentes na época. Consiste, ainda, consultar obras literárias e artigos científicos que versam sobre esta temática. Os principais teóricos que desta pesquisa versam sobre os temas relacionados a história da educação profissional e tecnológica, ao trabalhador rural, a relação entre trabalho, educação e a formação para o trabalho simples. Os procedimentos metodológicos adotam a abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Os resultados alcançados indicam que a instalação do Educandário Agrícola Mato Grosso em 1943 foi um grande marco para a formação técnica e profissional dos trabalhadores do meio rural do Estado de Mato Grosso, haja vista que, por muito tempo, a região mantinha técnicas convencionais, em sua grande maioria, norteadas para as culturas extrativistas e com uso de técnicas rudimentares.

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Biografia do Autor

  • Washington Luiz Pimentel Alves , Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica Profept (2024). Possui especialização em Gestão Pública pela Faculdade Focus (2022), Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018) e graduação em Administração pela Faculdade de Cuiabá (2010). Atualmente é auxiliar em administração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

  • Ronan Marcelo Martins, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instalações Elétricas e Industriais com aplicação de técnicas de inteligência artificial. Atualmente, é Professor Titular do IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) de Mato Grosso/Campus Cuiabá/Cel. Octayde Jorge da Silva. Nos últimos anos, tem atuado na área da Robótica e como professor do Mestrado ProfEPT

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

ALVES, W., & MARTINS, R. (2024). MARCOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: o impacto do Educandário Agrícola Mato Grosso na formação de trabalhadores rurais (1943). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 54-64. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2 (Especial).12926