FREIRE, HOOKS E MIELI: o uso da educação como resistência política

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13056

Palabras clave:

ideologia de gênero, Educação, resistência, silenciamento

Resumen

O cenário político da última da última década, com ênfase no período presidencial de Bolsonaro, demonizou a abordagem de temas relacionados à gênero, sexo e sexualidade, nas escolas do país, entendendo-os como uma afronta à moral e aos bons costumes da família brasileira. A suposta “ideologia de gênero”, fomentou pânico moral entre pais, mães e responsáveis, e, por meio dela, políticos e civis procuraram maneiras de silenciar docentes, para que pautas democráticas, inclusivas e questionadores, fossem retiradas das salas de aula. Através das teorias de Paulo Freire, bell hooks e Mario Mieli, este artigo apresenta debates sobre como a governos neoliberais e ultraconservadores por meio da educação emancipadora.

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Biografía del autor/a

  • Joenes Veloso de Alcantara Netto, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Bacharel em Publicidade e Propaganda com ênfase em marketing pela UNOPAR - Especializado em Moda: produto e comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Artigo publicado: Do underground ao mainstream: a passarela como forma de resistência LGBTQIAP+ - Mestrado em Sociologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrante do grupo de pesquisa de Gênero e Políticas Públicas (GEPOP).

     

     

  • Raquel Kritsch , Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado-direto em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2000), pós-doutorado pela Universidade de Lisboa e London School of Economics and Political Science (2007-2008) e pela Freie Universität Berlin (2012-2014). É professora Associada na Universidade Estadual de Londrina (atuando na graduação e pós-graduação) e coordenadora dos grupos de pesquisa GETePol (Grupo Estudos em Teoria Política), de âmbito nacional, e teoriapolitica.edu, em âmbito local. É bolsista PQ do CNPq desde 2009 (com interrupção entre 2021-2023). Coordenou AT Teoria Política junto à ABCP entre 2015 e 2020; e o GT Silenciamentos, dominação e sofrimento social: contribuições das teorias políticas contemporâneas a debates emergentes nas ciências sociais da ANPOCS (biênio 2020-2021). É Editora-Chefe da Revista Mediações desde 2018. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política medieval, moderna e contemporânea; história do pensamento político; direitos humanos, Estado e soberania; teoria política feminista e debates de gênero; política digital, tecnologias digitais e democracia; mundo pós-humano.

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Publicado

2024-12-27

Cómo citar

Veloso de Alcantara Netto, J., & Kritsch , R. (2024). FREIRE, HOOKS E MIELI: o uso da educação como resistência política. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(3), 122-133. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13056