Freire, hooks, and Mieli: Education as Political Resistance

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13056

Keywords:

Gender Ideology, Education, Resistance, Silencing

Abstract

The political context of the past decade, especially during Bolsonaro’s presidency, vilified discussions of gender, sex, and sexuality in Brazilian schools, framing them as an affront to the moral and cultural values of the traditional family. The notion of a so-called “gender ideology” fueled moral panic among parents and guardians, leading politicians and civilians to seek ways to silence educators in order to remove democratic, inclusive, and critical perspectives from classrooms. Drawing on the theories of Paulo Freire, bell hooks, and Mario Mieli, this article presents debates on how neoliberal and ultraconservative governments are confronted through emancipatory education.

 

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Author Biographies

  • Joenes Veloso de Alcantara Netto, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Bacharel em Publicidade e Propaganda com ênfase em marketing pela UNOPAR - Especializado em Moda: produto e comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Artigo publicado: Do underground ao mainstream: a passarela como forma de resistência LGBTQIAP+ - Mestrado em Sociologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrante do grupo de pesquisa de Gênero e Políticas Públicas (GEPOP).

     

     

  • Raquel Kritsch , Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado-direto em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2000), pós-doutorado pela Universidade de Lisboa e London School of Economics and Political Science (2007-2008) e pela Freie Universität Berlin (2012-2014). É professora Associada na Universidade Estadual de Londrina (atuando na graduação e pós-graduação) e coordenadora dos grupos de pesquisa GETePol (Grupo Estudos em Teoria Política), de âmbito nacional, e teoriapolitica.edu, em âmbito local. É bolsista PQ do CNPq desde 2009 (com interrupção entre 2021-2023). Coordenou AT Teoria Política junto à ABCP entre 2015 e 2020; e o GT Silenciamentos, dominação e sofrimento social: contribuições das teorias políticas contemporâneas a debates emergentes nas ciências sociais da ANPOCS (biênio 2020-2021). É Editora-Chefe da Revista Mediações desde 2018. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política medieval, moderna e contemporânea; história do pensamento político; direitos humanos, Estado e soberania; teoria política feminista e debates de gênero; política digital, tecnologias digitais e democracia; mundo pós-humano.

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Published

2024-12-27

How to Cite

Veloso de Alcantara Netto, J., & Kritsch , R. (2024). Freire, hooks, and Mieli: Education as Political Resistance. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(3), 122-133. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13056