ENTRE A TRADIÇÃO E A SALA DE AULA: o Congado Montes-clarense e a história local nos livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13102Palavras-chave:
História Local; Congado; Práticas DocentesResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o potencial educativo do Congado Montes-clarense para o ensino da história e cultura afro-brasileira, considerando sua importância na formação da identidade cultural e social do norte de Minas Gerais e investigando as formas de inclusão dessa manifestação cultural nos livros didáticos utilizados em sala de aula. Analisamos a presença da identidade cultural local em livros e jornais; buscou-se compreender como o Congado montes-clarense foi descrito e analisado ao longo dos anos e de que modo essa representação pode ser incorporada de forma significativa nos materiais didáticos. O resultado deste estudo evidencia, portanto, que o Congado Montes-clarense é uma manifestação cultural que possui um enorme potencial educativo, especialmente no que tange ao desenvolvimento de uma consciência histórica e cultural nos alunos. Porém, como existe uma ausência na inclusão da história local e regional nos livros didáticos distribuídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ao incluir o Congado no ambiente escolar, a educação torna-se mais completa e representativa, pois permite que os alunos compreendam a complexidade das influências culturais que constituem o Brasil.
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