ENTRE A TRADIÇÃO E A SALA DE AULA: o Congado Montes-clarense e a história local nos livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13102

Palavras-chave:

História Local; Congado; Práticas Docentes

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o potencial educativo do Congado Montes-clarense para o ensino da história e cultura afro-brasileira, considerando sua importância na formação da identidade cultural e social do norte de Minas Gerais e investigando as formas de inclusão dessa manifestação cultural nos livros didáticos utilizados em sala de aula. Analisamos a presença da identidade cultural local em livros e jornais; buscou-se compreender como o Congado montes-clarense foi descrito e analisado ao longo dos anos e de que modo essa representação pode ser incorporada de forma significativa nos materiais didáticos. O resultado deste estudo evidencia, portanto, que o Congado Montes-clarense é uma manifestação cultural que possui um enorme potencial educativo, especialmente no que tange ao desenvolvimento de uma consciência histórica e cultural nos alunos. Porém, como existe uma ausência na inclusão da história local e regional nos livros didáticos distribuídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ao incluir o Congado no ambiente escolar, a educação torna-se mais completa e representativa, pois permite que os alunos compreendam a complexidade das influências culturais que constituem o Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Cândido Brandão, Universidade de Uberaba - UNIUBE

    Professor da Educação B´asica na rede estadual de Minas Gerais. Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Mestre em Políticas Educacionais na Universidade de Uberaba (Uniube). 

  • Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade Federal de Uberlândia -UFU

    Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

ALMEIDA, Paulo. História, memória e identidade: desafios para o ensino da história local no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

ALMEIDA, João. Ensino de história e identidade cultural: uma análise sobre a importância da história local. São Paulo: Editora Moderna, 2020.

BARROS, José D’Assunção. História Local e História Regional: A Historiografia do pequeno espaço. Revista Tamoios, [S. l.], v. 18, n. 2, 2022. DOI: 10.12957/tamoios. 2022.57694. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/ 57694. Acesso em: 6 mar. 2024.

BARROS, José R. História e cidadania: a importância da história local na formação de estudantes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CARNEIRO, Maria de Fatima. Brandão. Identidade regional Norte Mineira, a cultura sertaneja. Revista Cerrados, [S. l.], v. 3, n. 01, p. 97–109, 2005. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2912. Acesso em: 3 abr. 2022.

CARVALHO, Tânia. Desafios da diversidade: inclusão e representatividade no ensino de história. Brasília: Editora UnB, 2018.

CARVALHO, Marina. Narrativas ocultas: história local e a invisibilidade de grupos sociais nos livros didáticos. Recife: EdUFPE, 2020.

COSTA, Felipe. A educação para a cidadania através da história local. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2018.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizagens. Campinas, SP: Papirus, 2013.

FONSECA, Selva Guimarães. Educação histórica e diversidade cultural no Brasil. São Paulo: Cortez, 2018.

FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História e Consciência Histórica: a importância do estudo da história local. Campinas: Papirus, 2017.

FREITAS, Clara. Patrimônio cultural e ensino de história local. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 1990.

RIBEIRO, Antônio. O livro didático de história e a questão da memória cultural. Brasília: Editora UnB, 2019.

RIBEIRO, José. Representatividade e inclusão no ensino de história: uma análise crítica. Porto Alegre: Editora Penso, 2020.

SANTOS, João. O Congado e a Memória Coletiva Afro-Brasileira. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

SANTOS, Carlos. História e cidadania: a formação de uma consciência histórica crítica nos estudantes. Salvador: EDUFBA, 2019.

SANTOS, Patrícia. História local e construção da memória coletiva: um estudo sobre o papel do professor como mediador. Curitiba: Editora Positivo, 2021.

SILVA, Ana. História local e educação para a cidadania: a importância do ensino de história regional. São Paulo: Cortez, 2019.

SILVA, Maria Aparecida. Resiliência e Memória: A Tradição do Congado em Minas Gerais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Downloads

Publicado

27/12/2024

Como Citar

Cândido Brandão, R., & Gonçalves Neto, W. (2024). ENTRE A TRADIÇÃO E A SALA DE AULA: o Congado Montes-clarense e a história local nos livros didáticos. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(3), 1-11. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13102