FORMAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES: educação do campo e políticas públicas - a educação que temos e a educação que queremos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13320

Palavras-chave:

Educação do Campo, Políticas Públicas, Formação Camponesa, Identidade e Protagonismo.

Resumo

Este artigo investiga a formação e as políticas públicas na Educação do Campo no município de Cáceres-MT, com foco na discrepância entre a educação atual e as aspirações das comunidades camponesas. O objetivo é analisar, sob uma perspectiva crítica e histórica, as experiências dos movimentos sociais e a produção social de conhecimentos que informem políticas públicas que fortaleçam o campo como espaço de construção social, econômica e cultural. A pesquisa revelou um distanciamento significativo entre as políticas públicas existentes e as demandas eminentes das comunidades. A metodologia incluiu pesquisa de campo e investigação documental, com a realização de audiências públicas e debates em distritos e comunidades, visando levantar e sistematizar as necessidades e propostas dos camponeses. Os autores basilares que fundamentaram as discussões foram Arroyo (2004), Freire (1987), Marx (1979), Machado (2021 e 2022) e Zart (2012, 2019 e 2020). Os resultados indicam que a educação atual nas escolas do campo não atende aos anseios locais, que buscam uma formação que valorize a cultura regional e promova a permanência no campo. As audiências públicas destacaram a necessidade de integrar saberes locais e garantir uma vida digna e sustentável. A pesquisa conclui que é fundamental fortalecer a organização comunitária e adotar uma abordagem participativa na formulação de políticas públicas, visando uma educação do campo que reflita as necessidades e desejos dos(as) camponeses(as).

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Biografia do Autor

  • Renilda Batista Prina Lamon, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002). Pós Graduada com Especialização em Psicopedagogia pela FIVE- Faculdades Integradas de Varzea Grande-MT (2004). Atualmente Cursa o Mestrado em Educação PPGEDU pela UNEMAT, como aluno Especial. É professora - EMEI Madre Maria Estevão. Atuou 24 anos em escolas do campo no Ensino Fundamental e Educação Infantil, Fez parte da Comissão que organizou a 1 Conferência de Educação do Campo - Desafios e Avanços Para Educação do Campo-Cáceres-MT (2011), foi Conselheira e secretária do Conselho Municipal de Educação de Cáceres-MT-CMEC de 2015 a 2018, foi membro do FMTEI- Vale do Jauru (2018).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, educação infantil, educação ambiental, conscientização, projeto de ensino e referência curricular.

  • Laudemir Luiz Zart, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco, Santa Rosa - RS (1987), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado - Campus Universitário Jane Vanini de Cáceres e integro o Núcleo UNITRABALHO da UNEMAT e a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (INCUBEESS).  Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Docência (GFORDOC). Professor do Mestrado de Educação da Unemat na linha de pesquisa: Educação e Diversidade.

  • Djeice Quele Linhares Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestranda em Educação (Educação e Diversidade) na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) (2024). Graduação em Nutrição - Faculdades Integradas Aparício Carvalho (2014). Especialização em Nutrição Clinica e Especialização em Metodologia do Ensino Superior. Possui vasta experiência no âmbito da Nutrição. Com experiência na área de Nutrição Clinica Hospitalar atuando pelo Governo de Estado do Mato Grosso, Secretaria de Estado e Saúde na unidade Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes (HRCAF) e Anexo I Hospital São Luiz, 2022. Possui experiência em Alimentação Escolar como Nutricionista Responsável Técnica pela execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE nos municípios de Cujubim/RO 2015; Campo Novo de Rondônia/RO 2016; Costa Marques/RO 2020; Cáceres/MT 2021/2022; São José dos Quatro Marcos/MT 2023; Cáceres/MT 2023. Atualmente é nutricionista na Secretaria Municipal de Educação de Curvelândia-MT.

Referências

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Publicado

31/07/2025

Como Citar

Batista Prina Lamon, R., Luiz Zart, L., & Linhares Gonçalves, D. Q. (2025). FORMAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES: educação do campo e políticas públicas - a educação que temos e a educação que queremos. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 95-104. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13320