TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: uma proposta didática sobre globalização, consumismo e impactos ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13627

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Geografia, Educação Básica

Resumo

A globalização é um tema de estudo da Geografia e deve ser debatido com os estudantes, pois abrange diversas dimensões da sociedade mundial, incluindo aspectos políticos, econômicos, culturais, tecnológicos e ambientais. Com uma abordagem qualitativa e descritiva, este relato de experiência apresenta uma proposta didática desenvolvida em uma escola pública da rede estadual. O referencial teórico baseia-se principalmente na obra de Santos (2012) para a discussão do processo de globalização e suas consequências, além de estar alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), norma orientadora brasileira para a educação nacional. A proposta teve como objetivo integrar Tecnologias Digitais à prática pedagógica, facilitando a compreensão dos conteúdos sobre globalização, consumismo e seus impactos ambientais. A sequência didática, realizada ao longo de oito horas/aula, aconteceu durante a rotina escolar do/a docente doutorando/a, combinou aulas expositivas e atividades práticas colaborativas com a utilização de tecnologias digitais, evidenciando a perspectiva do/a profissional da educaçaõ. Ao final da experiência, constatou-se que as discussões foram significativas para o ensino e aprendizado. Além disso, o trabalho final exposto na Semana do Meio Ambiente contribuiu para reforçar a conscientização ambiental e ampliar o alcance do conteúdo para a comunidade escolar, consolidando os objetivos propostos.

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Biografia do Autor

  • Joyce Duarte Queiroz, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

     Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG).Pós-graduada em Educação Ambiental Urbana(ESAB); Pós-graduada em Educação a Distância (IFNMG) e Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva (FAVENI). Graduada em Licenciatura plena em Geografia (UNIMONTES) e Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia (UNIFACVEST). Experiência profissional docente na Educação Básica da rede pública estadual (SEE-MG) e privada (T.O.P. Educacional), professora mediadora presencial e tutora a distância na Educação à Distância em nível técnico e nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), tutora à distância no curso de aperfeiçoamento de professores do município de Contagem-MG pela UFMG, Tutora à Distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) no curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), tutora à Distância pela UNIMONTES no curso de pós graduação em Educação Especial Inclusiva. Professora de Geografia na SEEMG. Atualmente, bolsista pela CAPES, integra grupo de pesquisa GEPEGH-UFU e participa do projeto: Bicentenário da Independência do Brasil: mudanças e permanências das narrativas e da cultura de História entre professores e estudantes da Educação Básica. 

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Publicado

31/07/2025

Como Citar

Duarte Queiroz, J. (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: uma proposta didática sobre globalização, consumismo e impactos ambientais. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 82-94. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13627