TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: uma proposta didática sobre globalização, consumismo e impactos ambientais
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13627Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Geografia, Educação BásicaResumo
A globalização é um tema de estudo da Geografia e deve ser debatido com os estudantes, pois abrange diversas dimensões da sociedade mundial, incluindo aspectos políticos, econômicos, culturais, tecnológicos e ambientais. Com uma abordagem qualitativa e descritiva, este relato de experiência apresenta uma proposta didática desenvolvida em uma escola pública da rede estadual. O referencial teórico baseia-se principalmente na obra de Santos (2012) para a discussão do processo de globalização e suas consequências, além de estar alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), norma orientadora brasileira para a educação nacional. A proposta teve como objetivo integrar Tecnologias Digitais à prática pedagógica, facilitando a compreensão dos conteúdos sobre globalização, consumismo e seus impactos ambientais. A sequência didática, realizada ao longo de oito horas/aula, aconteceu durante a rotina escolar do/a docente doutorando/a, combinou aulas expositivas e atividades práticas colaborativas com a utilização de tecnologias digitais, evidenciando a perspectiva do/a profissional da educaçaõ. Ao final da experiência, constatou-se que as discussões foram significativas para o ensino e aprendizado. Além disso, o trabalho final exposto na Semana do Meio Ambiente contribuiu para reforçar a conscientização ambiental e ampliar o alcance do conteúdo para a comunidade escolar, consolidando os objetivos propostos.
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