JUVENTUDE NEM-NEM:  uma análise comparativa entre Brasil e Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13631

Palavras-chave:

Jovens nem-nem, Políticas Públicas, Educação, Espanha, Brasil

Resumo

O presente artigo apresenta a condição da juventude e as políticas de atenção juvenil na Espanha e no Brasil, com foco nos jovens que não trabalham e não estudam, denominados “nem-nem”. Para tanto, utiliza dados e leituras oriundos de artigos acadêmicos e órgãos públicos, organizados em três etapas de análise: o contexto histórico e social relativo às condições para a juventude em ambos os países; o panorama da população jovem e do investimento em políticas de educação e trabalho no Brasil e na Espanha; Programas para a juventude em curso no âmbito das políticas desses países com vistas ao enfrentamento da questão. A análise constatou que a Espanha testemunhou o aumento na taxa de jovens “nem-nem” após a crise de 2008, enquanto no Brasil, a situação se agravou principalmente com a crise política e econômica a partir de 2016. No entanto, até 2022 essa taxa diminuiu na Espanha e aumentou no Brasil. A diferença no investimento educacional entre os países é significativa, com o Brasil investindo menos por estudante comparado à Espanha. Os Programas implementados em cada um dos países abrangem aspectos próprios das condições relacionadas ao fenômeno, indicando tentativas dos respectivos países de mitigação do desemprego e desigualdade juvenis. As conclusões ressaltam a necessidade de políticas públicas eficazes e maior investimento educacional para melhorar as condições da juventude e reduzir desigualdades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Desidério Checchetto , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

    Psicólogo, doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), vinculado ao Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Desigualdade Social (NUPPDES). Realizou doutorado sanduíche entre 2023 e 2024 na Universitat Rovira i Virgili (URV), na Espanha. Atua como pesquisador nas áreas de juventude, políticas públicas, desigualdade social e psicologia social crítica.

  • Elisa Zaneratto Rosa , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

    Psicóloga e doutora em Psicologia Social pela PUC/SP. Professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Instituto Silvia Lane - Psicologia e Compromisso Social.

  • Jordi Domingo Coll, Universidade de Lleida (UdL) - Espanha

    Professor titular na Universidade de Lleida (UdL), Espanha. Atua na área de Geografia Humana. Leciona disciplinas nos cursos de Educação Infantil, Educação Social e no Mestrado em Juventude e Sociedade, abordando temas como diversidade cultural, desigualdades sociais e juventude na globalização. Sua pesquisa foca nas dinâmicas territoriais da imigração, diversidade religiosa nas escolas catalãs e exclusão social. Entre suas publicações destacam-se estudos sobre multiculturalismo na educação e transformações sociais em regiões como o Pla d'Urgell. Participa de projetos de investigação sobre juventude, território e convivência intercultural.

Referências

ABÍLIO, L. C. Uberização e juventude periférica: desigualdades, autogerenciamento e novas formas de controle do trabalho. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 499-516, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/zwB63zdGw9nNzqPrS7wFsMN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 abr. 2024.

ABRAMO, H. W. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 5-6, p. 25-36, maio/dez. 1997.

ABRAMO, H. W. (Org.). Estação juventude: conceitos fundamentais – ponto de partida para uma reflexão sobre políticas públicas de juventude. Brasília, DF: MJ/SNJ, 2014.

AGÊNCIA BRASIL. Alunos do ensino médio podem receber bolsa a partir de março. Agência Brasil, Brasília, 9 jan. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-01/alunos-do-ensino-medio-podem-receber-bolsa-partir-de-marco. Acesso em: 10 jan. 2024.

AMARAL, N. C.; OLIVEIRA, J. F. O financiamento da educação no PNE (2014-2024) no contexto do pós-golpe de 2016: balanço crítico. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 13, p. 1-22, e023042, 2023. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2229/1426. Acesso em: 16 jan. 2024.

ASSOCIAÇÃO TÊXTIL E VESTUÁRIO DE PORTUGAL. Estudo de mercado: Espanha. 2019. Disponível em: https://atp.pt/wp-content/uploads/2019/06/Estudo-de-Mercado-Espanha.pdf. Acesso em: 13 dez. 2024.

ATLAS DAS JUVENTUDES. Atlas das Juventudes: dados e reflexões sobre as juventudes brasileiras. Rio de Janeiro: Atlas das Juventudes, 2022. Disponível em: https://atlasdasjuventudes.com.br/wp-content/uploads/2021/11/ATLAS-DAS-JUVENTUDES-2021-COMPLETO.pdf. Acesso em: 23 dez. 2023.

BBVA. Presente y futuro de la juventud española: una perspectiva socioeconómica. Consuelo Mínguez Bosque ... [et al.]; dirigido por Francisco Pérez García. 1. ed. Bilbao: Fundación BBVA, 2023.

BOCK, A. M. B.; PERDIGÃO, S. A.; KULNIG, R. C. M. Desigualdade social e a leitura sócio-histórica. In: BOCK, A. M. B. et al. (Orgs.). Psicologia sócio-histórica: contribuições à leitura de questões sociais. São Paulo: EDUC/PIPEq, 2022. p. 45-62.

BRASIL. Decreto nº 17.943-A, de 12 de outubro de 1927. Regula a condição jurídica do menor. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 12 out. 1927. Seção 1, p. 17.161. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-17943-a-12-outubro-1927-501820-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 30 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 6.697, de 10 de outubro de 1979. Institui o Código de Menores. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 out. 1979. Seção 1, p. 18.221. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/l6697.htm. Acesso em: 2 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 ago. 2013. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 2 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Pé de Meia. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pe-de-meia. Acesso em: 2 abr. 2024.

BRISOLLA, L. S.; DUTRA, N. L. L. Impactos e rupturas na educação superior brasileira após a Emenda Constitucional 95/2016: o caso dos institutos federais. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 7, p. 248–268, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/79581/56765. Acesso em: 4 abr. 2024.

CASTRO, J. A.; POCHMANN, M. (Orgs.). Estado social contra a barbárie. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2020.

CASTRO, J. A.; HENRIQUE, W. Estado de bem-estar social: o que nos sugere a experiência internacional. In: CASTRO, J. A.; POCHMANN, M. (Orgs.). Estado social contra a barbárie. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2020. p. 21-41.

COMAS ARNAU, D. Las políticas de juventud en la España democrática. Madrid: Observatorio de la Juventud en España, Servicio de Documentación y Estudios, 2007. Disponível em: https://www.injuve.es/sites/default/files/politicas_de_juventud_imprenta.pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.

CONSEJO DE LA JUVENTUD DE ESPAÑA. Observatorio de emancipación (Observatório de Emancipação). jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.cje.org/observatorio-de-emancipacion/#196-213-segundo-semestre-2018. Acesso em: 3 abr. 2024.

CORROCHANO, M. C.; ABRAMO, H. W.; ABRAMO, L. W. O trabalho juvenil na agenda pública brasileira: avanços, tensões, limites. Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo, v. 22, n. 36, p. 135–169, 2017. Disponível em: https://alast.info/relet/index.php/relet/article/view/289. Acesso em: 4 abr. 2024.

DIAS, Pâmela. Cresce número de alunos em universidades privadas, mas baixa de benefícios como Fies e Prouni barra acesso de mais pobres. O Globo, Rio de Janeiro, 13 mar. 2025. Disponível em:https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2025/03/13/cresce-numero-de-alunos-em-universidades-privadas-mas-baixa-de-beneficios-como-fies-e-prouni-barra-acesso-de-mais-pobres.ghtml. Acesso em: 7 abr. 2025.

DRAIBE, S. M. Estado de bem-estar, desenvolvimento econômico e cidadania: algumas lições da literatura contemporânea. In: HOCHMAN, G.; ARRETCHE, M.; MARQUES, E. (Orgs.). Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. p. 27-64.

ESPANHA. Real Decreto 829/2023, de 7 de noviembre, por el que se regulan las condiciones básicas de acceso y participación en los cursos de formación para el empleo. Boletín Oficial del Estado, Madrid, n. 270, 8 nov. 2023. Disponível em: https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2023-23537. Acesso em: 4 abr. 2024.

EUROSTAT. Educational attainment statistics. Eurostat Statistics Explained, 2023. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Educational_attainment_statistics. Acesso em: 24 mar. 2024.

FERREIRA, L. S.; MONTERO PEDRERA, A. M.; CASTAMAN, A. S. Educação profissional contemporânea no Brasil e na Espanha: uma análise comparativa. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 22, n. 74, p. 1023-1044, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS02. Acesso em: 5 mai. 2024.

FIORI, J. L. Estado de Bem-Estar Social: padrões e crises. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 129-147, 1997.

FRANCISCO, J. C.; GROPPO, L. A. Adolescência(s) e juventude(s): considerações a partir de uma coexistência legal. Crítica Educativa, Sorocaba, SP, v. 2, n. 2, p. 275-294, jul./dez. 2016.

GOMES, L.; SILVA, A.; OLIVEIRA, M. Impactos da PEC 55/2016 nas políticas públicas brasileiras: análise da restrição orçamentária e seus reflexos. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2023. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. 152 p. (Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, n. 53).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: principais destaques do mercado de trabalho. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html. Acesso em: 5 mai. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. 2024. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9221-sintese-de-indicadores-sociais.html. Acesso em: 30 jul. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (INE). Estatísticas do emprego: 4.º trimestre de 2023. Lisboa: INE, 2023. Disponível em: https://www.ine.pt/xportal/xmain?DESTAQUESdest_boui=593942664&DESTAQUESmodo=2&xlang=pt&xpgid=ine_destaques&xpid=INE. Acesso em: 5 mai. 2024.

JUNIOR, E. B. et al. Análise documental como percurso metodológico. Cadernos da Fucamp, [S.l.], v. 20, n. 44, p. 36-51, 2021.

LA RAZÓN. 17% de los jóvenes en España son “ninis”: ni estudian ni trabajan. La Razón, 12 set. 2023. Disponível em: https://www.larazon.es/sociedad/17-jovenes-espana-son-ninis-estudian-trabajan_202309126500a759d60bc60001c8e537.html. Acesso em: 27 fev. 2024.

LÓPEZ-ROLDÁN, P.; FACHELLI, S. A general model for the comparative analysis of social inequalities between Europe and Latin America. In: Towards a comparative analysis of social inequalities between Europe and Latin America. Cham: Springer, 2021. p. 3-34. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-48442-2. Acesso em: 5 mai. 2024.

MEDEL-HERRERO, A.; GOMEZ-BENEYTO, M. The impact of the 2008 economic crisis on the increasing number of young psychiatric inpatients. Revista de Psiquiatría y Salud Mental (English Edition), [S.l.], v. 12, n. 1, p. 28-36, jan./mar. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rpsm.2017.10.002. Acesso em: 30 mar. 2024.

OBSERVATORI CATALÀ DE LA JOVENTUT. Inseguretat econòmica i desigualtats entre la joventut catalana: una anàlisi basada en la perspectiva de la interseccionalitat. Barcelona: Direcció General de Joventut, nov. 2022.

OCDE. Education at a Glance 2014: OCDE Indicators. Paris: OCDE Publishing, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/eag-2014-en. Acesso em: 28 fev. 2024.

OCDE. Panorama de la educación: indicadores de la OCDE 2023. Informe español. Paris: OCDE, 2023. Disponível em: https://cpage.mpr.gob.es/; https://www.educacion.gob.es. Acesso em: 30 mar.2024.

OLIVEIRA, G. C.; WOLF, P. J. W.; PALLUDETO, A. W. Os limites da recuperação econômica da zona do Euro (2008-2016). Brazilian Keynesian Review, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 125-131, 2016.

PASSETTI, M. Crianças carentes e políticas públicas. In: PRIORE, M. D. (Org.). História das crianças no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 341–360.

PINTO, N. C. P. O impacto da crise econômica espanhola na mão de obra imigrante. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, [S.l.], v. 32, n. 1, p. 27–46, abr. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-30982015000000002. Acesso em: 4 abr. 2024.

POSSAMAI, F. A. B. Fatores determinantes da evasão nos cursos técnicos do PRONATEC da SECITECI de Mato Grosso no eixo ambiente e saúde 2017 - 2019. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11710. Acesso em: 7 abr. 2025.

ROSA, E. Z.; GONÇALVES, M. G. M. Direitos sociais e políticas públicas: contribuições da Psicologia Sócio-Histórica para um projeto de sociedade. In: BOCK, A. M. B. et al. (Orgs.). Psicologia sócio-histórica: contribuições à leitura de questões sociais. São Paulo: EDUC/PIPEq, 2022. p. 45-62.

SALDANHA, L. de L. W. O PRONATEC e a proclamada política de democratização da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: acesso, abandono e permanência a partir de um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em:https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/43405/R%20-%20T%20-%20LETICIA%20DE%20LUCA%20WOLLMANN%20SALDANHA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 7 abr. 2025.

SANTOS, Aline Veiga dos; CHAVES, Vera Lúcia Jacob; PAIXÃO, Divaneide Lira Lima. O jogo político do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) (2010–2016). Revista Brasileira de Educação, v. 26, e260046, 2021. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JkvCB6hKBXkSxLQjqDNnzHM/. Acesso em: 7 abr. 2025

SILVA, J. A. PEC do Teto de Gastos e suas implicações para as políticas públicas no Brasil: um estudo crítico sobre as consequências para áreas essenciais. Revista Brasileira de Política Social, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 45-67, 2020.

SOARES, C. B. Consumo contemporâneo de drogas de juventude: a construção do objeto na perspectiva da Saúde Coletiva. 2007. 134 f. Tese (Livre-docência) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SOLER, P.; FEIXA, C. Crisis social y el Estado del Bienestar: las respuestas de la Pedagogía Social. In: PLANAS LLADÓ, A.; SOLER MASÓ, P.; FEIXA PÀMPOLS, C. (Coords.). Jóvenes y políticas de juventud en tiempos de austeridad: el caso de España. La Laguna: Universidad de La Laguna, 2014. p. 347–353.

SOUSA, E. J. S. Inserção dos jovens no mercado de trabalho, subdesenvolvimento e as mudanças estruturais. 2020. 150 f. Tese (Doutorado em Economia) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2020.

STEINBERG, F.; RUIZ, J. J. Portugal y España en la economía mundial. In: OLIVIÉ, I.; RODRIGUES, L. N.; GRACIA, M.; SEABRA, P. (Coords.). España y Portugal en la globalización: 500 años de la primera circunnavegación. Madrid: Real Instituto Elcano; Lisboa: Centro de Estudos Internacionais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 2022. p. 87–109.

TILLMANN, E.; COMIM, F. Os determinantes da decisão entre estudo e trabalho dos jovens no Brasil e a geração nem-nem. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 46, n. 2, p. 303–336, ago. 2016. Disponível em: http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/view/1629/1225. Acesso em: 4 abr. 2024.

TITTON, M.; D’AGOSTINI, A. Juventude e educação no contexto do desemprego crônico na Espanha e no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 11, n. 1, p. 54-73, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.31474. Acesso em: 21 mar. 2024.

Downloads

Publicado

31/07/2025

Como Citar

Desidério Checchetto, P., Zaneratto Rosa , E., & Domingo Coll, J. (2025). JUVENTUDE NEM-NEM:  uma análise comparativa entre Brasil e Espanha. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 53-68. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13631