NARRATIVAS DE MESTRANDOS EM EDUCAÇÃO SOBRE AS APRENDIZAGENS LOGRADAS NO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.13660Palavras-chave:
Estágio e docência. , Aprendizagem por homologia , Docência universitáriaResumo
O artigo analisa as aprendizagens da docência universitária que se tecem pela relação entre professores e estudantes na Pós-Graduação em Educação. O objetivo é compreender como os mestrandos desenvolvem a aprendizagem da docência universitária através do processo de homologia, ou seja, pela relação que constroem com professores da graduação quando da realização do estágio e docência. O estudo ancora-se na abordagem (auto)biográfica, ie teve como dispositivo as entrevistas narrativas. As narrativas revelaram, em sua maioria, experiências significativas baseadas em uma relação positiva, afetiva e dialógica com os docentes universitários. Logo, os mestrandos revelam que tecem aprendizagens através da experiência com o outro, em um movimento de aprender através da homologia.
Downloads
Referências
CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa. In: CUNHA, Maria Isabel (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara. São Paulo: Junqueira & Marin. 2010.
D’ÁVILA, Cristina. Didática sensível: contribuição para a Didática na Educação Superior. São Paulo: Cortez, 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PINEAU, Gaston. A formação no decurso de vida: entre a hétero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 64-77.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1996.
SILVA, Fabrício Oliveira da. Formação docente no PIBID: Temporalidades, Trajetórias e Constituição Identitária. 2017. 220f. Tese (Doutorado em Educação)-Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade –PPGEduC -Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia, 2017.
SILVA, Fabrício Oliveira da; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID. Práxis Educativa (UEPG. Online), Ponta Grossa-PR, v. 13, p. 202-218, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10958/209209209734Acesso em: 10 abr. 2023.
SILVA, Fabrício Oliveira da; ALVES, Ingrid da Silva. Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial. Revista Exitus, [s. l.], v. 10, n. 1, 2020.
SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.) Tempos, Narrativas e Ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.
SOUZA, Elizeu. Clementino. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 213-220, maio/ago. 2011a.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação, Cultura e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.